6 dicas para reduzir gastos da sua empresa 2016

Conteúdo
LEIA  6 atitudes para construir uma boa reputação para a sua PME

O Brasil vem enfrentando uma crise econômica que está impactando empresas, gerando demissões e deixando todo mundo preocupado. E para que 2016 não seja um ano ainda mais difícil, é muito importante saber como reduzir gastos para manter a saúde financeira da sua empresa.

No post de hoje vamos mostrar 6 maneiras de diminuir sua folha de pagamentos. Confira!

Faça uma análise dos custos da sua empresa

Antes de sair cortando qualquer coisa ou mandando funcionários embora, é fundamental conhecer as despesas do seu negócio e ver o que é supérfluo, para saber quais custos reduzir. Os benefícios dos funcionários e os recursos de produtividade, por exemplo, devem ser as últimas opções a serem cortadas.

Ouça cada colaborador

Geralmente, os planos estratégicos das empresas são elaborados pelos gestores de cada setor. Mas, na hora de cortar gastos, ouvir cada funcionário pode ser de grande valia. Faça um encontro com todos os colaboradores e deixe que eles apontem o que têm observado como gasto desnecessário em seus setores, e também ouça as propostas deles para reduzir os custos. Assim, você poderá descobrir coisas simples que estão gerando custo desnecessário, como um aparelho que ninguém usa ou um ambiente em que a luz fica acesa à toa, por exemplo.

Diminua a conta de luz

Todas as empresas precisam de energia. Desde lâmpadas a computadores, passando por telefones, ar-condicionado, fax, impressoras e diversos aparelhos eletrônicos, o gasto é enorme. Sem falar de empresas que usam máquinas para produção, aumentando ainda mais a conta de energia no fim do mês.

Não é possível zerar a conta, pois a eletricidade é fundamental, mas com algumas medidas simples, é possível reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o valor da conta.

  • Pinte as paredes com cores claras, para facilitar a iluminação natural dos ambientes;

  • Diminua as divisórias, que dificultam a dispersão da luz, assim os ambientes ficarão mais claros e você poderá usar menos lâmpadas, reduzindo o consumo de energia;

  • Troque as lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED;

  • Instale sensores de luz para ambientes onde não há pessoas trabalhando continuamente, como banheiro, copa e corredores, por exemplo.

Procure reduzir gastos simples

Em vez de abastecer os porta-copos com copos descartáveis diariamente, que tal promover uma campanha educativa entre seus funcionários e dar uma caneca ou squeeze a cada colaborador? Depois, é só orientá-los a sempre usar tal objeto em vez de gastar copos descartáveis toda vez que forem tomar água. Além da economia, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Terceirize ou alugue

Em vez de comprar ou contratar, busque alternativas para serviços que não são voltadas aos interesses da empresa. Por exemplo, em vez de contratar funcionários para fazer a limpeza do seu escritório, terceirize o serviço. O mesmo vale para carros. Se a demanda não for grande, em vez de comprar um veículo e ter que arcar com manutenção, impostos e até reparos em caso de acidentes, alugue.

Dê férias coletivas

Durante as festas de fim de ano ou em períodos em que a atividade da empresa diminui por falta de demanda ― em casos de produções sazonais ―, optar pelas férias coletivas é uma forma de reduzir de forma significativa os custos com água, luz e limpeza, por exemplo.

Se você já está usando alguma dessas dicas na sua empresa ou tem outras sugestões para quem precisa reduzir gastos, compartilhe com a gente, deixando seu comentário aqui no post.

Postado em EstratégiaTagged , , ,