Como identificar a sua missão pessoal e a da sua empresa

O tema do post de hoje fala sobre conhecimento pessoal e os impactos nas decisões profissionais.

Vamos falar especificamente sobre os empreendedores que entram em ramos extremamente competitivo e que buscam encontrar a missão pessoal.

Empreender requer uma energia fundamental e essa energia está dentro de você. Então, é sobre isso que vamos conversar.

Conceitos básicos

É preciso traçar alguns paralelos entre a linguagem empresarial e a sua missão enquanto empreendedor.

Inicialmente, o que é missão para você?

A missão tem muito a ver com o objetivo da empresa, a razão de ser da empresa.

Além da missão da empresa, é preciso definir a visão da empresa. É a posição que a empresa pretender alcançar em um determinado período e tempo.

A missão e a visão são acompanhadas pelos valores.

Os valores são os ideais de atitude, comportamento e resultado que vão nortear o seu negócio. Eles devem estar presentes nos colaboradores, nas relações com os fornecedores, clientes, stakeholders e com todo o público da sua empresa.

E por que o autoconhecimento é importante para a sua empresa?

Porque é necessário olhar para o seu interior com o objetivo de estabelecer um paralelo entre a missão da empresa e a sua missão como empreendedor.

Isso precisa ficar claro, porque, como você já sabe, empreender requer muita energia.

Desenvolvendo um propósito em um cenário competitivo

2

Vive-se em um cenário competitivo, cada vez mais acirrado. Basta uma rápida observação: quantas marcas de produtos havia no mercado há alguns anos e quantas existem hoje?

Nesse momento, você pode pensar: “Ok. O meu propósito, a missão da minha empresa, é ganhar dinheiro”. É lógico que, para se perpetuar no tempo e no espaço, você precisará de lucro.

Mas imagine uma época de poucos recursos, um tempo em que o crédito não esteja fácil e a concorrência ainda mais acirrada: onde você vai buscar energia para enfrentar momentos assim? Essa energia tem que estar dentro de você.

LEIA  Mercado Fornecedor: O que é e como aproveitá-lo?

Pense sobre isso, reflita: qual é o seu propósito de existir?

Afinal, é ele que vai justificar o propósito e a existência da sua empresa.

Energia interior para definir sua missão

Tarthang Tulku é um monge budista. Ele não é um estudioso da teoria da administração, mas ajudará na reflexão interior e no autoconhecimento.

Uma frase do autor diz assim:

“Questionar e estar consciente: estes são os mais precisos mestres. Eles moram no coração de todo o ser humano que começa a acordar para o perigo e o desperdício de uma vida não examinada”.

Ou seja, é necessário examinar para que você esteja consciente do seu “propósito de existir”, da sua “razão de ser” e “da sua missão como empreendedor”.
E, quando se chega nesse ponto, fica mais fácil.

Exercícios para desenvolver a missão

É importante agora, trabalhar com base em um caminho de reflexão que irá propiciar o encontro da sua missão de existir.

Para isso, é importante exercitar.

Pegue uma folha de papel e uma caneta. Agora, concentre-se: esteja inteiro neste exercício, porque a questão não é fácil. E use o seu campo imaginário, pois nele tudo é possível.

Então, vamos lá?

Escreva a mensagem que você gostaria que estivesse em sua lápide. Ou seja: como você gostaria de ser lembrado pelo mundo? Pense por alguns minutos. O objetivo é uma mensagem curta, porém profunda.

Um bom exemplo é a resposta do Ricardo Farah no exercício. “Aqui jaz Ricardo Farah. Alguém voltado para facilitar a vida das pessoas num processo de autoconhecimento e possibilidade de empoderamento para competências necessárias para a vida”.

Fundador da R. Farah – Consultores Associados, ele se dedica a projetos para empoderar pessoas em um processo de autoconhecimento, de modo que elas possam caminhar na vida de uma forma mais suave, com escolhas mais conscientes.

LEIA  5 dicas essenciais para fidelizar seus clientes

Então, perceba, a partir desse exemplo, que quando você define a sua missão, as coisas ficam mais fáceis. O universo conspira a seu favor.

O próximo passo do exercício é imaginar uma árvore – a Árvore da Vida.

A Árvore da Vida

3

A árvore será divida em 3 partes. A primeira é a copa, em seguida, o tronco e, depois, as raízes. Essa é uma linguagem metafórica, uma forma de traduzir o abstrato em algo concreto, visível.

No primeiro momento, é preciso pensar na missão e no propósito, correspondentes à copa da árvore.

No segundo momento, existem as forças e pontos fortes, que representam o tronco.

Na sequência, temos os valores essenciais, que são como as raízes, que dão a força necessária para a árvore crescer.

A partir disso, é válido fazer um paralelo, começando pela base: a partir da sua missão de vida, que valores vão lhe acompanhar na caminhada como empreendedor?

É preciso que isso esteja extremamente definido para você.

Os valores essenciais são os ideais e as crenças nos quais estamos enraizados e conduzimos as prioridades da vida. Então, é aquilo que não pode ser transigido e, ao mesmo tempo, é o que vai lhe dar energia.

Em época difíceis, esses valores servirão de âncora para a sua atividade.

Em relação as suas forças e pontos fortes, é importante
lembrar-se dos seus valores, pois eles acionarão essas aptidões.

Metaforicamente falando, você usará as suas raízes para ativar os seus pontos fortes.

A partir disso, as raízes vão dar o crescimento e a sustentação para esses pontos, que são as competências e talentos que indicam o seu potencial – então, é onde você é bom –, permitindo, naturalmente, um crescimento autêntico.

Por fim, no topo, existe a missão e propósito, o resultado de todas as áreas da sua Árvore da Vida somadas e oferecidas sob a forma de trabalho ou serviço à sociedade.

LEIA  Gerenciamento de tempo: faça em prol dos seus objetivos

Ou seja: o que você vai deixar para o mundo?

Essa é a sua missão e propósito.

Triângulo das forças

Juntando todas as informações que você exercitou até agora, é como se chegasse a um triângulo.

Na base, estão os valores; nos dois lados, estão os seus pontos fortes; no cume, está a sua missão e propósito.

Por que é importante você saber disso?

Porque nos tempos de maior turbulência, é desse triângulo que você vai tirar sua força para continuar a exercer o propósito da sua vida e da sua empresa.

O cruzamento de talento e competência somado aos seus valores e à oportunidade de mercado levam à sua missão, que precisa estar extremamente clara para você.

Em síntese, uma última definição poderá ajudá-lo ainda mais a delinear a sua missão/propósito:

Propósito é a adição de nossos valores essenciais – intransigíveis – aos nossos pontos fortes – ao nosso conhecimento ou as áreas de domínio – aos saberes e competências que equivalem ao tronco da árvore que resulta na atividade – um serviço ou trabalho – que ofereceremos às pessoas. Essa soma constitui o nosso propósito de vida.

E agora, ficou mais fácil de responder “o que não deu certo” e definir a sua missão?

Deixe um comentário e conte-nos o que achou do post de hoje!

Postado em Estratégia, MarketingTagged , ,