5 maneiras de reduzir custos na sua empresa

Quando se fala em reduzir custos da empresa, muitas vezes os gestores pensam em fazer cortes de pessoal. Essa solução acaba afetando a operacionalidades do negócio, o que não é desejado por nenhum gestor. Mas é possível controlar os custos e reduzi-los de outras maneiras, sobretudo contando com o apoio da equipe.

Que tal descobrir algumas formas para balancear os gastos da sua empresa e manter suas operações em alta?

Melhore o relacionamento com os fornecedores

Existem inúmeras práticas que podem diminuir os custos na aquisição de insumos e materiais de seus fornecedores, por exemplo:

  • Alinhar a cadeia produtiva de sua empresa com a logística dos fornecedores, de modo a otimizar seus estoques e não adquirir os produtos que terão pouca saída no período, fugindo do excesso de capital imobilizado.
  • Pesquisar os preços entre vários fornecedores no mercado, não só para descobrir diferentes opções de compra, mas também para ter argumentos para pedir descontos e negociar.
  • Negociar contratos mais longos com os stakeholders, a fim de garantir abatimentos nos preços que são cobrados , ou tentar comprar os suprimentos essenciais para o funcionamento de seu negócio nas épocas em que os preços estão mais acessíveis.

Reutilize a água

Se você adotar sistemas de captação e reutilização da água, não apenas estará tendo uma atitude ecológica e benéfica para o meio ambiente, como também abrirá a oportunidade de consumir esse recurso nos momentos de crise e, consequentemente, gastar muito menos dinheiro com isso.

A médio prazo, a instalação do sistema vai ser bastante compensatória. A reutilização d’água poderá ser usada para limpar os espaços externos da empresa e os veículos, na descarga do sanitário, entre outras vazões.

LEIA  10 dicas importantes para realizar o inventário e avaliação patrimonial

Poupe na conta de energia elétrica

Da mesma forma que é possível aproveitar a água da chuva e parte daquela que foi consumida pelos funcionários, hoje em dia é possível captar a luz solar, por exemplo, por meio de sistema de painéis solares.

A instalação de uma fonte de energia renovável como essa certamente vai fazer com que sua conta de energia elétrica diminua. Outro fator positivo é colocar, em certos espaços, sensores de presença para acionar a luz do ambiente somente quando as pessoas estiverem circulando.

Escolha os melhores planos de telecomunicações

É preciso ficar muito atento para os planos corporativos mais adequados para a sua empresa. Nem sempre as ofertas largamente anunciadas são as melhores opções para o seu negócio, e é conveniente fazer comparações não só entre as operadoras desses serviços, mas entre vários planos dentro da mesma empresa.

Avalie a quantidade de ligações para o exterior e interurbanas que sua equipe realiza, veja se há descontos ou pacotes que incluam internet, dependendo do caso, soluções VoIP para a comunicação interna ou com determinados clientes e parceiros.

Terceirize sua contabilidade

A manutenção de alguns profissionais da área contábil ou de setores dedicados à contabilidade dentro da empresa vai ser muito mais cara do que terceirizar esses serviços.

Ter um ou mais contadores no quadro de empregados significa dizer que a empresa vai lidar com várias questões trabalhistas e previdenciárias, além de não poder contar com alguns deles em momentos como as férias, por exemplo.

Com a contratação de uma empresa especializada no ramo, o trabalho prestado tende a ser mais preciso, a escrituração mais clara e as folhas de pagamento tendem a ser mais detalhadas, tudo realizado e bem apurado por contadores especializados. Essa abordagem pode reduzir os eventuais erros e resultar em uma solução muito mais em conta financeiramente para a empresa.

LEIA  Abertura de uma empresa: Entenda como a contabilidade é importante

Você está tendo dificuldades atualmente para diminuir as despesas que sua empresa tem para operar? Já havia pensado em alguma dessas formas de cortar os custos? Conte, nos comentários, o que tem feito para resolver esse problema!

Postado em ContabilidadeTagged ,