5 empreendedores de sucesso que você precisa conhecer

Winner Success Businessman Victory prize Award Symbol Bust with Medal Icon on Stylish Background Modern Flat Design Vector Illustration

Quando olhamos para alguns dos grandes negócios da atualidade tendemos a procurar o segredo daquilo, entender qual foi o caminho mágico por onde seus criadores passaram. Se existe algo em comum entre os maiores empreendedores de sucesso é a forma como eles encaram desafios e superam problemas com soluções às vezes simples e às vezes bastante arrojadas.

Por isso, fizemos essa lista com 5 grandes empreendedores de sucesso que você precisa conhecer para se inspirar. Confira!

Tallis Gomes, criador do Easy Taxi

Quando o mineiro Tallis Gomes criou o aplicativo Easy Taxi, no começo da década, o número de smartphones que víamos por aí não chegava nem perto do que temos hoje. Mas esse era apenas um dos problemas que ele teve de enfrentar para conseguir lançar seu produto no mercado.

Além de apostar em uma tecnologia que não era comum por essas bandas — o 3G —, o empresário precisou mudar a cultura dos próprios taxistas para que eles utilizassem o aplicativo no lugar das cooperativas. A briga durou algum tempo, mas acabou dando certo. Hoje, a Easy Taxi é uma empresa com valor de mercado estimado de 1 bilhão de reais e presente em mais de 30 países.

Jack Dorsey, CEO e co-fundador do Twitter

Assim como aconteceu com Steve Jobs, Jack Dorsey, um dos criadores da rede social Twitter, precisou ser demitido da sua própria empresa para conseguir dar a volta por cima e ocupar a cadeira de CEO.

LEIA  Conheça 6 ações de marketing importantes para quem está começando um negócio

Colocado para fora do site em 2008, Dorsey foi sondado por um bom tempo pelo seu grande concorrente, o Facebook, mas preferiu manter sua posição como consultor externo da empresa que ajudou a fundar. Sua volta para o comando da rede social foi bem acertada: depois de trabalhar a entrada do Twitter na bolsa de valores e ver sua quantidade funcionários praticamente dobrar em apenas um ano, o conselho não teve outra escolha senão chamar o sujeito de volta.

Alexandre Ottoni e Deive Pazos, donos do site Jovem Nerd

Até alguns anos atrás, ser considerado nerd não pegava muito bem. No entanto, os jovens Alexandre Ottoni e Deive Pazos não escondiam seu amor por séries e filmes. Foi isso que os levou a criar em 2002 o blog Jovem Nerd, hoje uma referência no assunto no Brasil.

Com uma estratégia bem pensada, os dois empresários comandaram o blog por 10 anos sem largar seus empregos, até o dia em que o projeto paralelo já estava rendendo mais do que a carteira assinada. Porém, em vez de apostar apenas em publicidade na página, os amigos também criaram uma editora de livros e uma loja com dezenas de produtos voltados para o mercado nerd brasileiro, além de levar seus programas para outros tipos de mídia, como vídeos semanais no YouTube e programas de áudio no formato podcast.

Robinson Shiva, fundador do China in Box

Enquanto era estudante de odontologia nos Estados Unidos, o empresário Robinson Shiva, fundador do China in Box, percebeu que havia uma tendência de mercado por lá que ainda era pouco explorada no Brasil: a da comida pronta.

Por isso, ao voltar pro Brasil ele deu uma pausa em sua futura carreira como dentista para investir num sistema de delivery de comida chinesa pronta, algo que ainda não existia por aqui, mas que funcionou muito bem.

LEIA  Empreendedorismo digital: Coisas que todo empreendedor deve saber

Jason Fried, CEO da 37 Signals e um dos grandes empreendedores de sucesso da atualidade

Criador do Basecamp, um dos gerenciadores de projetos mais usados no mercado, o programador e escritor Jason Fried é um tipo de empresário não muito convencional.

Sua filosofia foi sempre a de não se preocupar em crescer demais, mantendo um quadro de colaboradores bem enxuto, e não obrigar seus funcionários a trabalhar alocados na empresa. Além disso, segundo seu livro Rework, Jason é um sujeito que não acredita em fazer muitas reuniões semanais e prefere levar seus projetos de uma forma bem simples.

Não existe fórmula mágica para entrar no clube dos empreendedores de sucesso. É preciso olhar para o que está acontecendo no mercado, prever algumas tendências e apostar naquilo que dá certo — e claro, saber mudar tudo quando for preciso.

Gostaria de saber mais sobre como se tornar um empreendedor de sucesso? Então deixe aqui o seu comentário ou sua dúvida!

Postado em NegóciosTagged