Gestão de negócios: como planejar o ano de 2016 da sua empresa

Estamos próximos do final do ano e para muitas empresas é hora de rever os acontecimentos positivos e negativos que se passaram. Mais importante ainda é planejar o ano de 2016, colocar no papel os principais fatos ocorridos em 2015 e ver quais deverão continuar ou não. Prever acontecimentos e trabalhar para que imprevistos não aconteçam é a melhor opção na gestão de negócios da sua empresa.

As experiências que vivemos servem de alavanca para os desafios que estão por vir. A crise e a alta do dólar assolaram o país no ano de 2015, e é importante se programar para enfrentar situações adversas em sua empresa. Alguns pontos são importantes nesse planejamento e, no post de hoje, te trazemos algumas dicas para isso. Continue lendo e confira!

Avalie como foi o ano

Para preparar o que ainda está por vir, o primeiro passo é revisar as coisas que já passaram. Abra suas planilhas, anotações e resultados de 2015 e faça um comparativo do que deu certo e o que deu errado. Os pontos que forem negativos devem ser listados para se trabalhar e melhorar. Ainda temos alguns meses até a virada, então leve em consideração também os resultados das tarefas que ainda estão em desenvolvimento.

Estabeleça metas

Está na hora de estabelecer as metas de 2016 — lembrando que algumas coisas ainda podem mudar até o fim do ano, então é preciso ter flexibilidade. Veja o que será necessário para o desenvolvimento e os resultados e quais são as melhores formas de conseguir isso. Se alguma meta estabelecida em 2015 ainda não deu certo, reestruture as ideais para que isso não se repita.

LEIA  A importância do treinamento no franchise

Busque trabalhos externos

Existem empresas especializadas em cuidar do seu planejamento — não hesite em buscar ajuda de especialistas. A visão externa aponta erros que dificilmente são percebidos no dia a dia, por isso vale a pena contratar um serviço de contabilidade para tratar dos números de sua empresa.

Acredite no seu trabalho

O país está passando por uma situação complicada, por isso é preciso ter confiança e trabalhar para superar a crise. Já passamos por situações semelhantes e temos exemplos que mostram que, independentemente da situação, os lucros e a produtividade positiva não são impossíveis nesse momento.

Faça as contas e descubra o que vale mais para sua empresa

Não se esqueça de que, para desenvolver trabalhos, você vai precisar de mão de obra. Assim, planeje suas metas de acordo com sua capacidade de alcançá-las: se não tem funcionários suficientes, você deve pensar em contratar novos, ou investir em softwares e sistemas que sejam capazes de realizar esse serviço. Faça as contas e invista no que gerar resultados positivos para sua empresa.

Busque exemplos de gestão de negócios

Às vezes, pode ser difícil identificar os problemas da maneira como estamos conduzindo nosso negócios, mas, se os resultados não estão aparecendo, é porque algo está errado. Uma boa maneira de entender o que pode ser melhorado é ver em quais pontos o seu concorrente está se destacando e buscar alternativas diferentes para desenvolver seus trabalhos. Analise os pontos que precisam ser explorados e busque inovação.

Invista em capacitação de funcionários

Está pensando em mudar, criar novas diretrizes ou trabalhar com produtos diferenciados? Prepare os funcionários para essa nova empreitada. Invista em cursos, treinamentos, workshops e capacitações. Ter colaboradores bem preparados para desenvolver suas ideias e proporciona os melhor resultados na gestão de negócios da sua empresa.

LEIA  Como fazer a gestão de metas do seu negócio?

Planejamento é a melhor ferramenta para conquistar o sucesso. Por isso, não espere o ano virar: comece a se preparar já para 2016. O que você já tem planejado? Deixei seu comentário!

Postado em EstratégiaTagged , ,