Como sua empresa deve se preparar para as vendas de fim de ano

As datas festivas estão aproximando e, com isso, a grande possibilidade de alavancar a economia com as vendas de fim de ano se torna presente no dia a dia do comércio. Em um mercado tão competitivo, fazer a diferença é fundamental para destacar o seu produto e chegar aos lucros. Confira algumas dicas de como se organizar nesse momento e evitar prejuízos com ações precipitadas.

Equipe especializada

Ter funcionários preparados é fundamental. Invista em treinamentos e cursos, apresente os produtos a fundo para que o vendedor entenda os detalhes e saiba encantar o cliente — conhecer o que está sendo oferecido é muito importante para promover a venda. Trabalhe também as dúvidas frequentes e os diferenciais que destacam o que está sendo vendido do material concorrente.

Decoração da vitrine

Enfeitar a loja também abrilhanta o olhar. Decore o espaço, aproveite o natal e dê cor ao ambiente. Use personagens, placas e coisas chamativas e fique atento à combinação entre a decoração e o produto. Organize o espaço para que uma coisa não chame mais atenção que a outra; afinal, o que mais precisa aparecer é o material que se quer vender.

Planejamento de vendas

Seja transparente com a equipe: mostre planos de crescimento, resultados e metas de vendas. Assim, você envolve o funcionário para que ele possa crescer junto com a empresa. Crie planilhas comparativas com números passados e ganhe um aliado rumo ao sucesso presente.

Relacionamento com o cliente

O cliente é a peça fundamental para o sucesso nas vendas. Por isso, tenha um bom relacionamento com ele. Mostre a sua importância e respeite o momento dele. Aquele que hoje está só dando uma “olhadinha” é o que compra amanhã. Atenda todos da melhor maneira possível, pois a indicação boca a boca é uma forma fundamental de marketing para o seu negócio.

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Diferencial das vendas de fim de ano

Nessa época a circulação de público é maior, então porque não inovar e buscar um diferencial? Pequenas atitudes podem conquistar clientes que em outras oportunidades não estariam na sua loja. Busque maneiras diferentes de promover os itens a venda: invista em propaganda, internet, aplicativos de celular, panfletagem. Lembrem-se, muitas pessoas estão atrás de um presente ou uma lembrancinha nessa época. Essa é a sua chance de atrair e divulgar elas para o seu comércio.

Valorização do funcionário

Com o aumento do movimento, aumentam também as responsabilidades. Consequentemente, maiores também serão o estresse e a correria. Com isso em mente, crie campanhas para os funcionários, premiações e estabeleça metas, para que eles se mantenham motivados. Faça uma competição sadia, de forma a estimular o empregado a buscar soluções para o fechamento de vendas. O trabalhador motivado exerce melhor a sua função e ganha forças para superar desafios.

Conquistar o cliente

O relacionamento com o cliente vai além do salão de vendas: ele tem que ter segurança e confiar na loja em que está comprando. Trabalhe todas as etapas do atendimento e tenha coerência de um bom trabalho desde a abordagem inicial, passando pela demonstração do produto, entrega até o pós-venda. Um cliente satisfeito sempre retorna ao local para novas aquisições, além de indicar aos amigos e parentes para alavancar as suas vendas de fim de ano.

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