5 dicas na hora de escolher um escritório contábil para sua empresa

O sucesso de seu negócio depende de vários fatores e um deles é a escolha adequada de um bom escritório contábil. Mas você sabe o que avaliar na hora de escolher um escritório contábil para a sua empresa? O que deve ser observado? Que serviços devem ser buscados?

É preciso sempre ter em mente que a contabilidade, assim como as outras áreas da empresa, desempenha papel vital em seu negócio, e um bom escritório de contabilidade deve lhe prestar serviços diferenciados e de confiança. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você possa escolher um escritório contábil com facilidade e segurança. Acompanhe!

1. Peça recomendações e confira o registro no órgão de classe

Muitas vezes, a escolha ou troca de um escritório contábil é feita a partir de recomendações. Outros empresários que já contratam os serviços de determinada empresa fazem a recomendação de seus serviços e, assim, é mais fácil saber quais serviços são prestados e a sua qualidade. Caso isso não seja possível, ao buscar os serviços de um escritório de contabilidade na internet, procure a lista de clientes e faça algumas ligações para que você possa obter informações sobre os serviços, como pontualidade, agilidade e atenção aos clientes.

Procure também fazer uma visita no escritório para conhecer melhor a sua estrutura e o seu pessoal. Por fim, ao escolher um bom escritório, busque as documentações e registros tanto do negócio quanto do profissional junto aos órgãos responsáveis e órgão de classe (Conselho Regional de Contabilidade) e confira se os profissionais estão devidamente habilitados e registrados.

LEIA  Saiba tudo sobre o Padrão Contábil Internacional

2. Considere os serviços oferecidos pelo escritório contábil

Os serviços de um escritório de contabilidade devem contemplar sempre a pontualidade, que é um ponto crucial para o pagamento das obrigações de uma empresa;além disso, ele deve te oferecer outros serviços que vão muito além do pagamento de tributos. Atualmente, um dos grandes diferenciais é a emissão de relatórios gerenciais. Afinal, o contador já tem todos os dados financeiros e assim poderá lhe auxiliar com questões envolvendo análises, tendências e projeções.

Outro aspecto que pode ser levado em conta como diferencial é a assessoria tributária, ou seja, se o escritório oferece o serviço de estudo tributário que pode fazer com que sua empresa, legalmente, pague menos impostos. Assim, considere quais serviços o escritório contábil pretendido pode fazer por você na hora de contratar.

3. Conheça bem os honorários antes de contratar

Os valores base dos honorários contábeis são definidos e apresentados nos Sindicatos dos Escritórios de Contabilidade de cada região, mas, na hora de fechar o contrato, cada um dos serviços deve ser devidamente discriminado e os valores de honorários para cada um devem ser apresentados. Vale lembrar que serviços mais especializados e com mais detalhes terão preços diferenciados conforme o grau de dificuldade de sua execução. Por isso, procure conversar e entender o que está sendo oferecido e cobrado.

4. Busque equipes especializadas

Procure escritórios que ofereçam departamentos ou equipes especializadas em determinados assuntos. Esse tipo de serviço agrega valor ao seu negócio, já que essesgrupos especializados têm vasta experiência e conhecimento das áreas em que atuam e podem lhe auxiliar com minúcias da área, que poderão lhe trazer muitos benefícios de longo prazo.

LEIA  BPO Financeiro para escritórios contábeis

5. Construa uma relação de confiança

Por fim, se possível procure visitar seu contador e saber como vai o escritório. É preciso que exista uma relação de confiança entre vocês, que aumente com o tempo. Essa relação é importante e baseada no atendimento e atenção que o escritório lhe dá, bem como nos diferenciais que lhe são ofertados e podem trazer benefícios para sua empresa. A constante atualização, necessária para os profissionais da área, deve ser apresentada, assim como as novidades implementadas em sua empresa, o que irá fortalecer o seu vínculo com o escritório.

Encontrar um escritório de contabilidade nem sempre é uma tarefa fácil, mas com pesquisa, verificação junto aos órgãos de classe e um bom relacionamento, você poderá ter um serviço de qualidade e que seja um diferencial para a gestão da sua empresa. E você, o que leva em conta na hora de escolher um bom escritório contábil? Deixe seu comentário contando!

Postado em ContabilidadeTagged , ,