4 erros graves na gestão de estoque que você deve evitar

A gestão de estoque é uma área dentro da empresa que merece uma atenção maior do que muitos gestores costumam oferecer habitualmente. Isso porque, com uma gestão inadequada, sua empresa pode sofrer sérias consequências, que incluem o comprometimento do capital de giro e o fluxo de caixa.

Quer saber quais são os erros na gestão de estoque que você deve evitar ao máximo em sua empresa? Então confira agora mesmo:

Falta de planejamento adequado

Se você controla seu estoque apenas de acordo com a demanda ou faz controles isolados para cada produto, corre grandes riscos de realizar compras inadequadas e elevar seus custos pela aquisição e armazenamento desses materiais.

Quando você planeja cada etapa e processo de seu estoque, você tem precisas sobre quais itens devem ser comprados, quando devem ser adquiridos e qual é o volume de compras. Além disso, é possível entender, através da ótica financeira, quanto cada um desses produtos representa em termos de compras e vendas, bem como sua lucratividade.

Não controlar o giro dos produtos

Quando falamos em giro de um material, estamos nos referindo ao tempo que esse produto leva para ser vendido a partir da data em que ele entrou no estoque. Se você não faz um controle do giro de seus materiais, provavelmente irá investir uma boa quantia em itens que não são vendidos com frequência — ou que até mesmo se encontram obsoletos —, além de deixar faltar materiais por não saber exatamente quanto tempo eles duram em estoque para suprir a demanda de um período, atrasando, consequentemente, a compra desses itens.

LEIA  Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa em Redenção!

Falta de integração com outros setores

Já vimos a importância que a gestão de estoque tem para o setor de compras e vice-versa. O pessoal que trabalha com as compras precisa das informações de estoque para otimizar seus processos, assim como a equipe de estoque depende de o trabalho das compras ser bem-sucedido para que a gestão do estoque seja mesmo eficaz.

Mas a integração também deve ser feita com o setor de vendas e financeiro. O departamento de vendas precisa estar ciente da quantidade de estoque disponível para realizar suas negociações. Por outro lado, a gestão de estoque precisa saber a demanda de vendas para controlar o estoque dos materiais.

Além disso o setor financeiro precisa das informações referentes ao estoque para ter ciência de números importantes como, por exemplo, o valor do capital de giro empregado em materiais, o custo de cada produto e os custos referentes às perdas.

Falta de utilização de um sistema de gestão

A realização de controles manuais sempre deixa os processos vulneráveis a erros e falta de confiabilidade nas informações. Por isso, uma área importante como a de gestão de estoques deve investir em um sistema que seja capaz de contribuir para a realização de inventários de materiais, controle de entradas e saídas, bem como o controle de estoque máximo e o ponto de abastecimento de cada item.

Existe uma série de outros erros que você pode acabar cometendo na gestão de estoques de sua empresa. Hoje citamos os que consideramos como principais, mas cabe a cada gestor fazer a avaliação de seus processos e buscar entender o que precisa ser melhorado.

Você já cometeu algum desses erros? Quer contribuir com algum erro que não foi citado no post? Compartilhe nos comentários as suas dúvidas e experiências!

Postado em OperacionalTagged , ,