6 dicas para reinventar seu negócio

Sua empresa vai bem, os funcionários estão satisfeitos, a carteira de clientes permanece estável e seu produto ou serviço tem boa aceitação, mas você percebe que falta alguma coisa. A rotina pode transformar a empresa em um negócio previsível, sem maiores motivações tanto para sua equipe como para seus clientes. Tudo isso pode indicar que chegou a hora de reinventar seu negócio, de fazer com que seu empreendimento tenha gás novo!

Com o avanço da tecnologia, os processos mudam rapidamente, e quem fica estacionado costuma ver seus concorrentes ganharem espaço. Um método que, há dois anos, era o suficiente para que seu negócio funcionasse bem, hoje talvez não seja mais tão eficiente.

Se um concorrente avança em uma área que você desprezou anteriormente, por que não agregar esse serviço ou produto ao seu portfólio? Melhor ainda, por que não transformar seu negócio? Crises costumam ser momentos de criatividade, de soluções antes inimagináveis e que permitem prosperar em um terreno que foi abandonado por quem não quer correr riscos.

Esta é a hora de se reinventar, de fazer com seu negócio passe à frente da concorrência e mostre a clientes e fornecedores que sua empresa está na vanguarda. Esse é o tipo de ativo que não tem preço. E como especialistas costumam dizer, empreender é reinventar seu negócio a cada dia.

Pronto para as mudanças? Então confira agora 6 dicas para você reinventar seu negócio!

Escute clientes e fornecedores

Eles vão dizer quais as são suas necessidades, propor soluções em conjunto e apresentar possibilidades de crescimento. Ouça suas queixas e reveja as relações comerciais.

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Uma boa ideia para isso pode ser a de promover um café da manhã na sua empresa com cada grupo, o que pode gerar bons efeitos para o seu negócio, além de mostrar onde estão eventuais falhas e aumentar a satisfação.

Motive seus funcionários

Você pode agir com pequenas ações, como promover almoços especiais às sextas-feiras e atividades mais ousadas, como realizar reuniões de brainstorming com todos os setores da empresa para ouvir sugestões e críticas aos processos.

Criar prêmios por produtividade e torneios internos de inovação também pode trazer resultados muito positivos.

Integre a equipe

Muitas vezes, a contabilidade não sabe como as vendas trabalham, a operação não conhece o funcionamento das compras e assim por diante.

Para transformar seu negócio, experimente promover mais integração entre seus funcionários. Faça apresentações de cada setor para que toda a empresa conheça o funcionamento e a rotina de cada um. Vale também criar o “funcionário visitante”, que vai passar um dia fora de sua rotina para conhecer o cotidiano de outro setor.

Além de fazer com que a empresa inteira interaja, você promove o bem-estar de todos, com uma relação mais leve e social entre seus funcionários. Uma empresa assim pensa melhor.

Transforme a rotina de sua equipe

Por que todas as reuniões devem ser realizadas na mesma sala? Por que não levar uma reunião semanal para um restaurante, que possua ambiente isolado? Isso transforma o astral da equipe.

Além disso, com a facilidade de trabalhar por meio da tecnologia, vale a pena experimentar, com alguns funcionários, o home office por um ou dois dias por semana, ou implantar horários alternativos, em que parte do expediente possa ser realizado em casa. Às vezes, esse olhar distante ajuda e muito na criação e na rotina do trabalho.

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Amplie os horizontes

É o famoso pensar fora da caixa. Observar e estudar a concorrência é o primeiro passo, mas igualmente importante é entender como empresas de outros ramos atuam e o que fazem para inovar.

Ideias que deram certo em outras companhias podem ser aplicadas no seu negócio, com pequenos ajustes para que se adéquem à sua operação. Incentive sua equipe a fazer isso, promovendo debates com filmes e livros que tratem de inovação. Às vezes, dos lugares mais improváveis surgem as melhores ideias. Para quem quer e precisa se reinventar, esse pensar sem amarras é um ótimo caminho.

Estude o consumidor

Atualmente, o consumidor tem em suas mãos dezenas de plataformas para estudar produtos e serviços antes de realizar uma compra, por isso, é preciso conhecê-lo a fundo para chamar a sua atenção e inovar. Pesquise:

  • O que ele quer?
  • Do que ele precisa?
  • E o mais importante: como você pode suprir essa necessidade?

Você está sentindo que chegou a hora de reinventar a sua empresa? Quais das nossas dicas vai seguir para isso? Comente e compartilhe suas ideias conosco!

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