Veja 5 filmes inspiradores que todo empreendedor deveria assistir

Sejam histórias verídicas ou apenas ficções, é fato de que o cinema tem o poder de nos emocionar, emoção essa que pode ser suficiente para fazer chorar, rir e, em alguns casos, virar o jogo na vida.

Pensando nisso, elaboramos uma lista de filmes que todo empreendedor deveria assistir, aprendendo algumas lições e ganhando motivação e experiência em sua empreitada! Confira, abaixo, a nossa seleção:

“O lobo de Wall Street”

Com Leonardo Di Caprio indicado ao Oscar de melhor ator, o filme conta a história real do corretor Jordan Belfort, que trabalhou na Wall Street. A trama se resume, basicamente, a como Jordan saiu do nada e acabou ficando rico no fim de sua vida, passando por seus crimes de colarinho branco e vícios em drogas.

Apesar de ser um filme humorístico, ele dá preciosas lições aos empreendedores, em especial sobre vendas, pois é indiscutível o carisma, persistência e força de vontade que o personagem apresenta e utiliza para ir em busca do sucesso.

“Jobs”

Apesar de não ter sido um filme muito aclamado pela crítica nem um sucesso de bilheterias, “Jobs” conta a história do CEO fundador da marca da “marca da maçãzinha” e ensina uma das formas de como um Presidente de uma companhia deve agir para alcançar o sucesso.

As lições a serem tirar do filme variam, mas a principal delas é a de como um CEO deve lidar com os acionistas de sua organização.

“A rede social”

Sucesso de bilheterias e entretenimento garantido, “A rede social” conta a história de Mark Zuckerberg, idealizador e fundador da rede mais famosa de todos os tempos: o Facebook. Além de garantir algumas horas de um bom divertimento, o filme traz em seu roteiro (baseado em fatos reais) situações pelas quais todo empreendedor pode passar em sua vida organizacional.

LEIA  Como identificar a sua missão pessoal e a da sua empresa

Retratando desde problemas mais graves até assuntos mais cotidianos, “A rede social” tem diversas lições a serem transmitidas aos gestores, entre elas a forma de iniciar um negócio sem capital (sugere formas de buscá-lo), contando apenas com uma boa ideia e a disposição de Zuckerberg e seus seguidores.

“Quem quer ser um milionário”

Apesar de não ser exatamente a história de um empreendedor, “Quem quer ser um milionário” é uma trama cheia de determinação, na qual um jovem que viveu uma infância miserável se depara com uma oportunidade de mudar a sua vida e a agarra com unhas e dentes.

O filme mostra como alguém que nunca teve nada na vida busca as respostas de suas experiências passadas para conseguir o que precisa e como ele retira forças de dentro de si para continuar sua jornada, atributos essenciais a gestores de organizações.

“Piratas da informática”

Também conhecido pelo título de “Piratas do Vale do Silício”, esse filme conta a história das duas maiores empresas do mundo digital, Microsoft e Apple, narrando a trajetória de ambas e a história de seus respectivos CEOs e fundadores.

O filme retrata como a concorrência acontece, a importância que cada um tem no setor em que atua e como elas influenciam diretamente uma à outra.

Filmes como esses, que contam histórias de sucesso, têm o poder de não só motivar as pessoas a buscarem a própria realização, mas também de ensinar preciosas lições que, se não bem aprendidas na teoria, serão duramente aprendidas na prática.

E você, já assistiu a algum dos filmes que citamos aqui? Qual outro adicionaria à nossa lista? Conte para a gente nos comentários!

Postado em EstratégiaTagged , ,