5 dicas para sua empresa enfrentar a crise

A crise chegou para todos. Independentemente do setor de atuação e do porte da companhia, todas as organizações estão tendo que se adaptar ao novo momento econômico, com dólar em alta e redução do poder de consumo da população.

Para diminuir os impactos da crise nas operações e na saúde financeira da empresa, é preciso se adaptar. Confira algumas dicas que vão ajudar sua companhia a enfrentar a crise:

Analise o orçamento e conheça as principais despesas corporativas

Para manter as finanças da empresa saudáveis mesmo em tempos de crise, é importante analisar o orçamento da companhia e identificar as maiores despesas que a organização tem.

Nesse momento, é importante avaliar ainda o faturamento da empresa e analisar se ele está compatível com todas as despesas, como custos com fornecedores, impostos, folha de pagamento dos funcionários etc.

Invista em um melhor planejamento de gastos

Planejar é uma ação essencial em todos os momentos, principalmente nos de crise. Quando você sabe quais são as maiores despesas da empresa, pode partir para um melhor planejamento de gastos, evitando cometer excessos, principalmente em áreas que não são estratégicas para a organização.

Estabeleça um planejamento mensal para cada área da empresa e não exceda esse valor para manter a saúde financeira a companhia.

Corte as despesas certas

Quando escutam a palavra “crise”, muitos gestores já se apressam em cortar todas as despesas possíveis. O problema é que optar por essa saída pode gerar obstáculos no futuro, graças ao corte de custos em áreas que são estratégicas para a empresa.

LEIA  Como conseguir investimento para seu negócio? - Parte III

Cortar despesas é sim importante em um momento de crise, mas é essencial ter visão estratégica e reduzir custos nas áreas certas, e não em projetos prioritários para o crescimento.

Explore novos mercados

Inovar e transformar a crise em oportunidade é uma característica das empresas criativas. Trabalha com um material que está escasso no mercado ou cujo preço aumentou absurdamente? Por que não tentar uma opção alternativa que seja mais barata? O setor em que atua está enfrentando problemas em relação à regulamentação ou está sentindo a crise mais do que as outras áreas? Por que não investir em um mercado diferente?

Tenha sempre um plano B e disposição para abraçar o novo.

Responda rápido a mudanças e adapte-se a elas

Capacidade de adaptação é expressão de ordem no mundo de hoje. Os mercados estão cada vez mais voláteis e as empresas que se prendem a velhas formas e querem continuar fazendo tudo da forma que sempre fizeram vão ficar para trás ou, pior, serem extintas.

Para sobreviver e até mesmo crescer em um momento de crise, é importante entender o momento atual, identificar demandas e analisar onde é preciso mudar para crescer, seja em termos de processo, perfil de equipe ou até mesmo área de negócio em que atua.

Transformar a crise em oportunidade é a saída para fazer com que a empresa se mantenha e continue crescendo no mercado. Adaptar-se e buscar novas soluções faz a diferença para a empresa e para a motivação dos funcionários.

Em que o seu negócio tem apostado para driblar a crise? Compartilhe suas estratégias com a gente nos comentários!

Postado em Estratégia, FinanceiroTagged ,