6 dicas para montar o planejamento financeiro da sua empresa para 2015

O começo do ano é a época perfeita para realizar um novo planejamento e acertar os detalhes de operação da sua empresa. É claro que é mais fácil repetir o que vem sendo feito há tempos, mas, para alcançar resultados melhores, é preciso pensar em novas oportunidades de negócios e  traçar novas estratégias e metas.

A formulação de um planejamento gera várias dúvidas para os empreendedores. Por onde começar? Como ter base para planejar a longo prazo? Se você tem alguma dessas dúvidas, acompanhe o post de hoje e saiba como realizar um ótimo planejamento para 2015:

Comece seu planejamento de forma antecipada

O primeiro passo para um planejamento eficiente é, de fato, começá-lo de forma antecipada. Especialistas apontam que a hora ideal para começar o planejamento do ano é cerca de 2 a 3 meses antes do começo do período. Portanto, não há tempo a perder — é preciso começar a olhar para frente hoje para atingir suas metas no futuro.

Realize um orçamento anual

Para ter um bom planejamento, é preciso realizar, antes de tudo, o orçamento anual da sua empresa. Pense nas seguintes questões:

  • Quanto de lucro esperar da sua empresa no ano que vem?
  • Quanto você poderá investir na sua empresa em 2015?
  • Quais áreas precisam de investimento?

Após refletir sobre isso, é hora de colocar tudo no papel e preparar seu orçamento anual de acordo com suas metas e seus recursos. Organize os dados da sua empresa da seguinte maneira:

  • Crie categorias para todas as suas receitas e despesas: desse modo, é mais fácil analisar o fluxo financeiro e reduzir gastos se for necessário.
  • Distribua os valores previstos mês a mês: distribua as suas despesas e receitas previstas em uma base mensal para manter o cronograma.
  • Faça uma análise comparando as receitas e as despesas: compare as receitas e despesas para saber se seu resultado está sendo atingido de acordo com os objetivos do negócio.
LEIA  Planejamento tributário com a Vers Contabilidade. Entenda nosso diferencial

Use dados de sua própria empresa

Não há melhor fonte de informações para formar um planejamento anual do que o histórico da sua própria empresa. Para isso, o primeiro passo é manter o registro das informações do negócio em uma base mensal, como o fluxo de caixa, gastos e recebimentos de forma organizada.

Depois de reunir informações precisas, comece seu planejamento analisando como foi Janeiro de 2014 para projetar Janeiro de 2015, observe os outros meses e assim por diante.

Planeje imprevistos

Todo orçamento deve levar em conta os imprevistos que irão surgir no caminho, seja através de um bom capital de giro ou mantendo uma margem de erro nos seus planos. Para adaptar essas surpresas ao seu orçamento, uma boa saída é trabalhar com cenários diferentes. Crie no seu planejamento um cenário normal, um cenário de crescimento mais rápido do que o previsto e um cenário pessimista. Assim, você ajusta suas políticas de acordo com a realidade que for vivendo.

Não saia do cronograma

Realizar o planejamento e esquecê-lo na gaveta é um dos erros mais comuns das empresas. Para que seu planejamento seja cumprido à risca, é essencial definir um cronograma e cumpri-lo da melhor forma possível. Quando se tem um cronograma e metas mensais, mesmo que ocorram alterações no projeto, é possível seguir o planejamento de forma bem mais eficiente e integrada com a equipe.

Coloque tudo no papel

O planejamento financeiro é essencial para materializar suas metas em números e objetivos palpáveis. Afinal, um plano que fica somente na base das ideias dificilmente vai para frente. Por isso, distribua seu planejamento em papeis, planilhas ou quadros para poder sempre consultá-lo e segui-lo, evitando perder o foco na sua empresa.

LEIA  Gerenciamento de tempo: faça em prol dos seus objetivos

Você já está seguindo alguma das dicas acima? Tem outras sugestões para montar um planejamento financeiro matador para 2015? Compartilhe conosco nos comentários!

Postado em Estratégia, FinanceiroTagged ,