3 dicas para aprimorar o treinamento da sua equipe de vendas

Uma equipe de vendas bem-sucedida em uma empresa tem como causa não somente as aptidões profissionais dos vendedores, mas, com certeza, decorre também de um treinamento prévio bem realizado, que contemplou diversas situações e assuntos, analisando experiências passadas e expondo o que a empresa deseja para o presente e para o futuro. Pensando justamente nas especificidades que o treinamento de uma equipe de vendas exige, apresentaremos nesse texto algumas dicas para aprimorar este momento de direcionamento e relacionamento com os novos funcionários. O treinamento envolve não somente uma apresentação técnica da função, mas métodos e dinâmicas de integração entre os funcionários, que afinal, são uma equipe, e a conexão aos outros setores da empresa, para que todos trabalhem em conjunto e sigam as mesmas diretrizes. Quer mais detalhes? Acompanhe com a gente!

Conhecer cada integrante da equipe para trabalhar em cima de suas falhas

O novo funcionário acabou de passar pela análise de currículo e pela entrevista de emprego, e o bom desempenho em ambos é o que o fez ser contratado. O treinamento deve retomar essa apresentação, que deve ser feita agora para o treinador e para toda a equipe. Os treinantes devem relatar suas experiências passadas, dizer sobre as empresas nas quais já trabalharam e também serem levados a dizer de forma franca quais são suas melhores qualidades e suas dificuldades na atividade. Conhecendo sua equipe nos pontos fracos e fortes, o treinador deverá avaliar quais pontos devem ser trabalhados com mais afinco para que os funcionários cheguem nos resultados esperados ao final do treinamento e durante sua atuação profissional.

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Apresentar o produto a ser vendido de forma holística e integrada

O método de treinamento de uma equipe de vendas deve se focar não apenas no aspecto técnico e burocrático das vendas, que poderia ser aplicado para a venda de diversas mercadorias e serviços, mas, sobretudo, no próprio produto ou no conjunto de itens que serão vendidos. O treinador deve fazer os funcionários conhecerem os produtos de forma ampla, o que significa suas características intrínsecas, mas também a sua história, como ele serve ao cliente, como ele agrega valor, porque ele é melhor do que outros produtos do concorrente, como o mercado o está recebendo. Vale também abordar várias outras questões que podem surgir no diálogo do vendedor com o possível comprador e ter um papel determinante no fechamento do negócio.

Um vendedor experiente deve participar do treinamento da nova equipe

O treinador deve ele mesmo ter sido um vendedor, ou um vendedor deve ser convidado para auxiliar todo o processo de treinamento, do início ao fim. O vendedor experiente deverá intervir com exemplos práticos às exposições mais teóricas do treinador, dando-lhes suporte concreto e apresentando situações reais para os treinantes. A troca de informações e de experiências práticas são fundamentais para preparar os futuros vendedores para as mais diversas situações, de modo que eles já se antecipem sobre o que pode acontecer no momento das vendas. Treinamento é, sobretudo, a preparação para a ação e o aprendizado do uso das ferramentas necessárias à atuação no mercado. Não há melhor professor do que aquele que vivencia ou já vivenciou a rotina de um vendedor.

E então, o que achou de nossas dicas? Acreditamos que elas servirão ao aprimoramento do treinamento oferecido à equipe de vendas de sua empresa. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar experiências, escreva pra gente!

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