10 ideias para motivar e aumentar a performance da sua equipe

O sonho de todo empreendedor é ter uma equipe motivada e comprometida com o trabalho. Nesse cenário, o grande desafio é conseguir manter essa dinâmica de forma constante. Para citarmos um exemplo, pode ser que uma ação dê resultado durante um determinado período, mas logo em seguida os colaboradores caiam no marasmo. Quer evitar essa situação? Listamos aqui 10 estratégias motivacionais para manter a eficiência do seu time – e a longo prazo!

Estabeleça metas claras

O empregado precisa ter um objetivo bem definido a ser alcançado ou pode perder o rumo. É essencial que ele compreenda, com muita clareza, o que deve fazer, como fazer e saber exatamente como será cobrado pelo resultado. Embora seja uma ação básica, definir metas com competência e objetividade para seu time é o primeiro passo indispensável para que uma estratégia motivacional gere resultados efetivos.

Evite as metas impossíveis

Imagine uma situação em que você estabeleceu uma meta altíssima de vendas para um colaborador. Será que é um objetivo viável ou ele nunca vai conseguir? Tenha em mente que o ideal é que a meta a ser atingida seja algo totalmente possível e que ao final ele realmente cumpra o que foi estabelecido. Isso sim é motivação!

Não esqueça do feedback

Dê sempre um retorno ao funcionário, pois isso vai ajudá-lo a entender como suas ações afetam diretamente a empresa. Saber que se está progredindo é extremamente motivante. Por outro lado, descobrir que se está estagnado é motivo de superação.

LEIA  Como fidelizar e engajar colaboradores: a importância da motivação

Seja específico no elogio

Em vez de dizer “você fez um ótimo trabalho”, diga exatamente o que você apreciou na performance do colaborador. Por exemplo, enalteça as atitudes que ele tomou diante de alguma situação ou das frases que usou na apresentação; da sua desenvoltura em falar em público na palestra ou no modo como entregou determinada tarefa antes do prazo determinado.

Seja específico nas críticas

Uma crítica não específica pode criar inclusive um problema de relacionamento entre patrão e empregado. Diga exatamente o que não gostou.  A crítica, quando construtiva e proferida com tato, também é um importante fator de motivação, visto que indica que há um desafio pela frente.

Respeite a privacidade

No momento de criticar um funcionário, nunca o faça na frente de clientes ou de colegas de trabalho. O correto é que as observações sejam feitas de maneira discreta, e de preferência com as portas fechadas.

Cultive o bom ambiente de trabalho

Deixe claro que todos devem ser tratados com dignidade e respeito dentro da empresa. Fique atento ao modo como um empregado trata o outro e como chefes lidam com subordinados.  Às vezes um tom errado, um linguajar inapropriado ou outras atitudes indevidas podem criar um ambiente negativo que influencia diretamente na motivação da equipe.

Acredite no seu time

A confiança do chefe é um dos ingredientes mais importantes para motivar a equipe. Que tal se às vésperas de um grande evento você aproveitar para dizer ao seu funcionário “eu acredito na sua competência e tenho certeza de que vai fazer uma grande apresentação”? Os resultados certamente serão positivos.

Elogie, sempre

Alguns estudos já indicaram que muitas pessoas trocariam bonificação em dinheiro por um elogio público. É por isso que as ações “funcionário do mês” são tão populares. Nesse sentido, uma dica valiosa e eficaz é enviar um e-mail coletivo para toda a empresa elogiando a performance de um membro da equipe.

LEIA  Veja 10 dicas para organizar as finanças da sua empresa

Dê bônus proporcionais

Em vez de dar aquela grande viagem como bônus de fim de ano apenas para dois funcionários, que tal dividir o prêmio em parcelas mais modestas que atinjam um número maior dos empregados? A bonificação, quando bem distribuída, denota mais senso de valorização pela equipe e tem impactos relevantes do dia a dia da organização.

Na sua empresa, que estratégias você já utiliza para levantar a sua equipe e melhorar o desempenho geral? Já colocou alguma das dicas acima em prática? Não deixe de comentar!

Postado em NegóciosTagged , ,