Melhore seu networking com 5 dicas eficazes

Vivemos a era das redes: virtuais ou reais, são elas as responsáveis por dar a tônica da agenda social do fim de semana e as chaves para abrir portas na vida profissional. A Sociologia e a Antropologia já estudaram as relações criadas entre atores sociais atribuindo gêneros, classes, grupos étnicos e outras categorias de análise para entender como se formam e se consolidam essas estruturas. Mas foi no mundo dos negócios que o conceito adquiriu um significado mais amplo e ganhou,  do Inglês, um termo específico para denominar a habilidade do ser humano de se relacionar a fim de manter contatos lucrativos: networking.

Em bom português, o termo traz em seu significado a capacidade de conhecer pessoas e manter contatos. De fato, conhecer as pessoas certas abre portas em qualquer lugar do planeta e, para quem é empreendedor, essa vantagem pode ser ainda mais importante, uma vez que desta forma surgem possibilidades de parcerias, favores ou troca de conhecimento profissional que agregam – e muito – à sua pequena ou microempresa. Mas saber relacionar-se é uma verdadeira arte. Algumas dicas podem fazer deste caminho um trajeto mais curto até o sucesso na administração de sua rede de contatos. Confira!

Saia da zona de conforto

Ficar em casa não ajuda ninguém que queira melhorar seu networking. Pelo contrário. Só te isola e deixa seu negócio sem divulgação entre pessoas de potencial interesse. Evite a zona de conforto e saia de casa para ativar contatos ou trabalhar em sua ampliação. Vale frequentar clubes, associações de classe, feiras, convenções ou eventos da sua área.

LEIA  Como posso escolher o sócio ideal?

Deixe a timidez de lado

De nada adianta você frequentar um evento do seu segmento por dia se não conversa com ninguém quando sai. Isolar-se em um canto só te fará perder oportunidades e deixar de ser ouvido, além deixar de ouvir histórias interessantes. Comunicar-se é fundamental para qualquer empreendedor – afinal, fazer um bom networking é trocar informações profissionais que agreguem para você e seu ouvinte. Uma boa dica para quem quer começar é utilizar as redes sociais apresentando suas ideias, informações interessantes sobre seu negócio e experiências com cases que levem informações úteis às outras pessoas. Isso te ajuda a transformar contatos virtuais em reais.

Sinceridade nas palavras, coerência nas ações

Seja sincero no discurso. Ter uma rede de contatos significa ser você mesmo, sem construir personagens. Isso porque seu foco deve ser sempre em pessoas e não em negócios. Saber ouvir o que elas têm a dizer é o primeiro passo para estabelecer confiança nas relações, que são baseadas ainda em coerência nas ações. Se falar que vai fazer algo, realmente faça e nunca prometa o que não pode cumprir.

Amplie os contatos para outros segmentos

Não pense que só interessam os contatos do seu segmento profissional – não se limite à sua área! Você nunca sabe quando vai precisar de um serviço de outro ramo ou da ajuda de alguém de fora do círculo de conhecidos, nem sabe quais são as relações que eles têm. Por isso é preciso estabelecer contatos verdadeiros, já que a indicação ainda é o melhor termômetro para novos negócios.

Não se esqueça da manutenção dos seus contatos

Seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou redes sociais, faça sempre a manutenção dos seus contatos. A frequência é a chave para a construção de relacionamentos. Não seja daqueles que aparece só quando precisa de algo. Ao pegar um cartão de visitas, não espere chegar em casa para anotar uma referência ao lado do nome da pessoa. Anote o lugar onde se encontraram e o grau de familiaridade com a pessoa X ou amigo em comum. Qualquer detalhe vale para saber de imediato de quem se trata. Durante a conversa, verifique os pontos de interesse comum e use-os para a manutenção periódica dos contatos.

LEIA  Quer aumentar as vendas? Confira essas 5 estratégias

Networking é o que já fazemos no dia a dia, com a diferença de levar a construção do relacionamento com os contatos para a vida profissional. Fique atento às oportunidades de conhecer pessoas que têm relevância para seu negócio e amplie sua rede, já que fazer network também é essencial para que empreendedores ampliem seu conhecimento constantemente!

Gostou das dicas? Conhece outra estratégia interessante para aprimorar o networking? Comente e compartilhe suas experiências conosco!

Postado em Negócios