Aposte em um pós-venda campeão e conquiste seu cliente

O pós-venda é a nova venda. Sem nenhum exagero, a frase define o comportamento do consumidor nos tempos de Internet. Tudo porque o cliente hoje é muito mais bem informado e pesquisa bastante até optar por uma marca ou serviço, sempre baseado nas experiências de amigos e depoimentos postados, muitas vezes, nas redes sociais. A garantia para uma possível troca, manutenção, assistência da marca depois da venda fechada são os itens de maior peso na decisão de compra. Fortalecer a confiança do cliente e estreitar a relação neste momento é crucial para definir futuras vendas e mantê-lo ao seu lado, fidelizando-o e atraindo também novos consumidores. Para isso, é preciso investir em alguns quesitos para conquistar seu cliente. Aposte em um pós-venda campeão com nossas dicas:

Invista em treinamento

Somente uma equipe muito bem treinada pode estar à frente de negociações e identificar a hora certa de oferecer o produto ou serviço que mais se adequa às necessidades do cliente. Técnicas de vendas baseadas em aspectos comportamentais podem ser desenvolvidas por meio de um bom treinamento. Além disso, o vendedor precisa ter conhecimentos técnicos para fazer uma venda que não gere retrabalho mais para frente. Investir em treinamento economiza tempo, desgaste e mesmo dinheiro.

Ofereça canais de contato eficientes

Nada pior para uma empresa do que não oferecer opções de contato com o cliente. No mínimo, tenha um 0800 disponível para ouvir a opinião dos clientes e que seja direcionado às tratativas de cada caso. Adicionalmente, os canais de contato servem como base de dados para futuras ações de Marketing e até mesmo como respaldo em caso de ações judiciais. Outra ferramenta útil é um chat, pois um único atendente pode conversar com seis clientes ao mesmo tempo e tirar dúvidas de forma ágil  e com custo muito baixo pelo programa.

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Surpreenda o cliente

A mesma equipe do 0800 pode ser ativa e realizar ligações para saber como foram as primeiras impressões dos clientes com o produto. Oferecer ajuda, indicar locais para uma possível assistência técnica ou simplesmente colocar-se à disposição para esclarecimentos e dúvidas demonstra o quanto o cliente é valioso para a empresa, fortalecendo uma imagem positiva.

Faça Marketing de relacionamento

Pequenas ações com a comunidade (como patrocínios de eventos) ou premiações com descontos progressivos para os clientes mais fiéis surtem bastante efeito. Invista em uma comunicação efetiva com ele. Segundo a revista americana Entrepreneur, o segredo para manter um cliente ativo é manter contato constante, e isso se inicia efetivamente após a venda, sempre em tom pessoal. Lembrar-se da data de aniversário, compartilhar informações de interesse e apostar em um follow-up contínuo são algumas ações que ajudam – e muito – na construção de um relacionamento duradouro.

Fique de olho na concorrência

Não basta apenas surpreender seus clientes, pois você pode estar investindo em ações igualmente realizadas pelo seu concorrente. Tenha um diferencial que te faça destacar no mercado, procurando superar a concorrência de forma transparente e priorizando seu público, colocando-se efetivamente em seu lugar.

Personalização, sempre

A ideia, aqui, não é abolir completamente a secretária eletrônica ou o e-mail automático: eles podem ser utilizados para informar em quanto tempo sua empresa entrará em contato ou para ações mais simples de follow-up. No entanto, mensagens que sejam sempre “robotizadas” na interação com o cliente trazem a impressão de frieza e impedem a criação de um vínculo duradouro. Ao enviar um e-mail, certifique-se de chamar o cliente pelo nome, ressaltar o desejo de estreitar o relacionamento com ele e coloque-se à disposição para oferecer o apoio necessário. Se for possível fazer uma ligação, é ainda melhor: na era digital, telefonemas são bem vistos e só tendem a fortalecer seu contato com o público.

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Estratégias simples e pouco dispendiosas funcionam muito mais do que qualquer outro investimento, uma vez que a grande mágica do pós-venda é transformar a experiência do cliente com a empresa através do contato constante, tornando-a única, personalizada e especial.

 

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