Sua empresa já tem um plano de marketing digital?

Um bilhão de pessoas utilizam redes sociais em todo o mundo: o Brasil, neste cenário impressionante, tem a segunda população que mais acessa as mídias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A velha máxima “contra fatos não há argumentos” claramente pode ser aplicada neste contexto.

No entanto, mesmo sabendo do poder das redes sociais ao redor do planeta (e principalmente localmente), muitos empreendedores ainda resistem ao mundo digital, adiando o momento de apostar em uma estratégia eficaz para consolidar uma presença na web. Um dos principais empecilhos, principalmente entre os empreendedores de negócios de menor porte, é a falta de verba para esta finalidade. Muitos acreditam que o investimento é demasiado alto e acabam nem procurando uma agência especializada em marketing digital, optando pelas mídias tradicionais. Este é seu caso? Descubra por que o investimento nesta área deve ser considerado uma prioridade pela sua PME!

Novas possibilidades no mundo digital

O primeiro erro é ignorar o mundo digital e, consequentemente, a enorme gama de possibilidades que este pode trazer para seu negócio. O segundo erro é achar que os investimentos nas mídias tradicionais bastam, sendo que devem ser apenas uma das alternativas de divulgação da empresa (e podem perfeitamente ser trabalhados em conjunto com o marketing digital).  Outro erro frequente (e talvez o mais grave dos equívocos) é não perceber que construir uma presença digital do negócio atualmente não é mais uma opção, mas uma imposição do mercado. A empresa que está fora do mundo digital e não tem um plano de marketing na área está – ou estará muito em breve – fora do mercado.

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O porquê do marketing digital

Diante de tantos fatos importantes, vale destacar ainda algumas razões que tornam o investimento em um plano de marketing digital uma medida imprescindível para seu negócio:

  • Uma boa presença digital, conquistada através de um planejamento eficaz de marketing na área, funciona como um termômetro para medir o modo como o público enxerga sua empresa: a relação com o cliente nunca esteve tão próxima como agora, uma vez que as redes sociais e outros canais de interação dão voz ao consumidor, que por sua vez compartilha suas experiências com as marcas com os amigos. Direcionar seus esforços para a construção da reputação online deve ser uma das metas do marketing digital;

  • As mídias digitais atuam como um excelente canal de atendimento e interação com o cliente, permitindo ao empreendedor atender de forma direta – e mesmo superar – às expectativas e demandas do público. Uma boa estratégia de marketing digital estimula o contato estreito com o cliente, o conhecimento acurado do público-alvo, a identificação das necessidades e preferências do cliente e, a partir daí, a criação de conteúdo interessante direcionado para estes seguidores. Este conteúdo, se bem planejado, terá o poder de despertar as interações com o público e o estreitamento da relação cliente-empresa.

Aliás, a possibilidade de interação com o público-alvo é o grande diferencial das mídias digitais, se comparadas às mídias tradicionais – todo o trabalho do marketing digital é focado em pessoas ativas na rede. O marketing digital abre nichos que muitas vezes, por sua própria estrutura enxuta, a pequena ou média empresa não consegue atingir.

Estratégia nas mãos de profissionais

Agora que você, empreendedor, visualizou as infinitas possibilidades do marketing digital na sua empresa, é hora de procurar um profissional especializado para traçar suas estratégias. É importante visitar redes sociais, analisar as ações da concorrência e saber quem está por trás de uma ação de sucesso. Ter afinidade com o trabalho do profissional escolhido é o primeiro passo, sendo que o planejamento deve ainda levar em conta seu plano comercial e, claro, o orçamento disponível para a estratégia.

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Depois de escolhida a agência responsável pelo trabalho, é preciso fechar um cronograma de execução e relacionar as ações online com as mídias tradicionais. Não esqueça ainda de monitorar semanalmente os resultados, já que outra vantagem da web é a possibilidade de medir o retorno alcançado quase que de imediato.

Não dá para descartar um público que faz toda a diferença para a sua empresa! Marcar presença na web por meio de um plano de marketing digital é uma ação indispensável para negócios de todos os portes e segmentos de atuação. Para construir uma imagem positiva da sua empresa e criar um relacionamento duradouro com seus clientes é preciso expor – de forma estratégica – sua empresa na rede. O sucesso, afinal, está a um clique de distância.

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