Saiba como as redes sociais podem ser grandes aliadas da sua PME

Como anda a gestão das redes sociais na sua PME? Se o seu negócio não dá a devida importância para a interação e a publicação de conteúdo nestes portais, é hora de ter atenção. De acordo com a revista Forbes, o Brasil desponta como o país do futuro no que diz respeito ao impacto destas mídias. Dados não faltam para justificar o fato sem nenhum exagero: em 2013, o país se consolidou como potência das redes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Somente o Facebook tem 76 milhões de usuários em terras brasileiras, o que representa uma audiência de 73,5% entre todas as demais redes sociais. Suficiente para te convencer da visibilidade que sua empresa pode ter?

Saiba mais sobre como as redes sociais podem representar um aliado indispensável para o seu negócio!

Benefícios e a importância do planejamento especializado

Por serem um ambiente democrático, as redes sociais podem trazer inúmeros benefícios mesmo para os negócios de pequeno porte. Dentre os pontos positivos, podemos destacar o custo: estas redes são de manutenção muito mais barata se comparadas às mídias tradicionais. Além disso, as redes sociais agregam humanização ao atendimento – o cliente se sente respaldado ao saber que sua voz será ouvida e que pode criar um vínculo fora do âmbito comercial.

No entanto, ainda que as redes pareçam um ambiente fácil para livres manifestações de expressão, é necessário que haja uma postura corporativa, com uma estratégia de marketing muito bem delineada entre uma interação e outra. Daí a importância de se contar um profissional especializado que conheça seu público, transmita os valores da empresa e divulgue seus produtos e serviços de forma adequada aos usuários e aos meios.

LEIA  Negócio próprio. Quais são os passos principais?

Dispor de um profissional responsável pelas mídias sociais também é importante para a monitoração dos resultados: os dados extraídos destes portais são indicadores importantíssimos que devem ser mensurados e analisados pela área comercial. O conteúdo também merece atenção, já que a estratégia vai muito além de programar a publicação de posts. O tempo certo e a qualidade das postagens divulgadas definem o sucesso de interação com os usuários, assim como a qualidade das imagens (lembre-se que as fotos são a vitrine virtual dos seus produtos).

Vale lembrar também que cada rede possui suas próprias peculiaridades, o que deve ser respeitado no planejamento da comunicação. O ideal é que o profissional encarregado da gestão do setor crie um manual de utilização das redes sociais para que a identidade corporativa da empresa seja mantida.

Periodicidade indicada para publicação

A rápida absorção de smartphones e tablets pelo púbico brasileiro está redefinindo o comportamento do consumidor, o que acabou por trazer uma nova configuração de consumo: 56% dos brasileiros acessam a Internet por estes dois meios, sendo que a web é a mídia mais acessada, ultrapassando a televisão. Estes dados, provenientes de pesquisas realizadas pelo Interactive Advertising Bureau, só evidenciam o grande impacto das redes sociais nos consumidores e a importância de marcar presença nestas mídias. De fato, sua empresa não pode ficar de fora desta realidade. Mas com tantas redes sociais, como não pecar pelo excesso?

Para te ajudar, compilamos o número ideal de interação por dia nos principais canais:

  • Twitter:  até oito tweets, em intervalos espaçados;

  • Facebook: dois posts no horário em que há maior interatividade dos usuários (por isso a necessidade de monitoração da rede);

  • Linkedin: uma vez nos fóruns de discussão;

  • Instagram: o indicado é postar até três imagens por dia.

LEIA  Estaremos na Franchising Fair em Belo Horizonte

Não se esqueça também do Foursquare, que é um excelente indicador demográfico para o caso das lojas físicas. Muitos usuários acabam verificando o que há por perto de sua exata localização e descobrem lugares para compras de última hora.

E você, já sabia do imenso alcance das redes sociais no Brasil? Já desenvolve alguma estratégia para construir a relevância da sua PME nestas mídias? Deixe um comentário!

Postado em Marketing, Negócios