Quer aumentar as vendas? Confira essas 5 estratégias

Vender: por trás do verbo, inúmeras ações que devem ser minuciosamente planejadas para garantir o êxito do seu negócio. Engana-se quem pensa que ter estoque, bom atendimento e produtos e serviços de primeira linha fazem os olhos dos consumidores brilharem (e automaticamente suas carteiras abrirem). Somado a tudo isso, é preciso lançar mão de algumas estratégias para vender cada vez mais. Realizar as mesmas ações convencionais, hoje em dia, não garante os mesmos resultados de outros tempos. A experiência precisa se aliar à informação atualizada. Continuar fazendo a mesma coisa e esperar novos resultados é perda de tempo e… de dinheiro!

Por isso, dividimos muitas dicas para aumentar suas vendas em cinco tópicos para serem conferidos em seu checklist de empresário. Tome nota e alavanque as vendas da sua PME!

Mapeie a concorrência

Para saber qual é o seu diferencial competitivo e investir pesado nele, é preciso estudar minuciosamente os passos da concorrência. Conhecer seus produtos, serviços, prestadores de serviço, marketing, campanhas sazonais, atendimento e qualquer outra informação que possa parecer irrelevante, mas que se transforma no verdadeiro mapa da mina se usada da maneira correta. Nichos de mercado muitas vezes ignorados podem ser fonte de lucro para quem enxergou ali uma oportunidade, enquanto seu concorrente não abrir os olhos para bons focos de investimento.

Invista em pessoal treinado

Assim como é importante conhecer a fundo a concorrência, é igualmente necessário ter uma equipe tinindo no atendimento e no conhecimento técnico do serviço/produto. Conhecer não significa só a parte teórica, mas também prática, ou seja, já ter utilizado, ter uma impressão pessoal, já ter visto. Só assim um vendedor pode indicar com veracidade  e conhecimento de causa. Divida e reforce as informações para e com o time para que ele se sinta preparado e, sobretudo, confiante para metas agressivas de vendas.

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Crie soluções criativas

É fato: enquanto uns choram, outros vendem lenços. Os chineses usam a palavra “crise” para designar tanto o perigo, como a oportunidade. Pode parecer dúbio, mas este é um sábio conhecimento milenar que pode ser aplicado a favor da sua PME. Pensar “fora da caixa” reduz riscos, conquista novos clientes e te salva de encalhes – leia-se “prejuízo” – com estoques que duram mais do que deveriam. Promoções relâmpago, planos de marketing arrojados, concursos culturais, brindes e ideias fora do convencional são importantes para agregar valor aos produtos e superar expectativas. Se você não o fizer, a concorrência pode fazer!

Pense grande

Hoje você tem uma pequena e média empresa, mas manter um pensamento de igual “pequeno porte” é dar um tiro no pé. Visualize como quer ver seu negócio amanhã e crie um plano de negócios para alcançar suas metas. Como vai ser a logística? Quantas pessoas a mais será preciso para atender seus clientes? Esteja preparado não só para casos de fracasso, mas, principalmente, para o sucesso. Muitos negócios quebram porque seus donos não tinham a dimensão da grandiosidade deles. Se o investimento para aumentar as vendas (em campanhas diversas e ações de marketing) está sendo pesado, planeje para não ser pego de surpresa, não possuindo o estoque adequado para suprir a demanda, por exemplo.

Apareça

Quem quer vender muito precisa aparecer muito. Discrição aqui realmente não combina. Quanto mais clientes souberem dos seus produtos ou serviços, maiores as suas chances de negócios fechados. Vender requer exposição, e exposição requer divulgação: apareça no jornal impresso  local, nos informes da associação comercial, no Facebook, no Twitter. É necessário marcar presença em diversos canais, principalmente naqueles que são constantemente frequentados por seu público. Com isso, tenha em mente qual é a imagem que sua empresa quer passar, assim como o modo que ela deseja ser reconhecida no mercado e identificada em meio às outras por seus consumidores. A partir daí, certifique-se de trabalhar suas ações de divulgação com base neste foco central.

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Em que tipo de campanha você investe para obter um bom resultado nas vendas? Já realizou alguma das ações que listamos acima para intensificar o setor na sua PME? Não deixe de compartilhar conosco!

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