5 dicas essenciais para fidelizar seus clientes

Conquistar novos clientes é o sonho de qualquer empreendedor! No entanto, alguns empresários ainda não perceberam que a fidelização dos clientes existentes pode ser um caminho muito mais fácil e econômico para aumentar as vendas.

Mais que somente satisfeito, o cliente fiel é aquele que vê vantagem em permanecer comprando da sua empresa. Mas para conquistar este respeito e admiração dos seus consumidores é preciso fazer mais do que entregar produtos e serviços de qualidade.

Confira 5 dicas essenciais para fidelizar seus clientes:

Demonstre interesse

As pessoas se sentem atraídas por aquelas marcas que demonstram interesse por suas necessidades. Por isso, busque entender melhor seus clientes e compreender seus gostos, desejos e motivações.

Esse estudo pode ser feito por meio de conversas informais com os clientes ou então por pesquisas de satisfação realizadas pessoalmente, por telefone ou internet. O importante é fazer com que o consumidor se sinta confortável em expressar uma opinião sincera, sem precisar se esforçar para isso.

Seja sempre pessoal

Quando as pequenas e médias empresas (PMEs) começam a crescer e aumentar seu porte, é comum que percam a capacidade de se relacionar de forma mais íntima com seus principais clientes.

No entanto, é fundamental manter o contato próximo sempre que possível. Uma boa forma de fazer isso é usar a ajuda da tecnologia para fazer comunicação segmentada, que leve em conta o perfil do cliente, seu histórico de compra e preferências.

Se recuse a ser só mais um

Algumas datas especiais podem ser oportunidades incríveis para que sua empresa esteja perto do cliente e consiga oferecer produtos e serviços de forma diferenciada.

LEIA  Como posso escolher o sócio ideal?

O aniversário do cliente ou da primeira compra, feriados relacionados ao negócio e outras datas comemorativas são boas chances para o envio de cartões e mensagens com foco em relacionamento, ou então em vendas, por meio de cupons de descontos, brindes e presentes.

Nenhum dessas ações precisam custar uma fortuna: o importante é que o cliente se sinta valorizado e interessado em descobrir mais sobre sua empresa.

Garanta uma boa experiência

Produtos e serviços podem ser idênticos em alguns setores em que as PMEs atuam. No entanto, a experiência do cliente ao comprar pode e deve ser única.

Não importa o quão complicada seja sua operação ou negócio, é possível fazer com que a hora da compra seja mais leve e até mesmo divertida, caso o perfil e o comportamento dos clientes sejam levados em consideração.

Recomende seus concorrentes

Muitos empreendedores podem levar um susto ao ler essa dica. Apesar disso, recomendar os concorrentes nem sempre é um tiro no pé.

Em alguns casos, quando sua empresa não consegue atender o cliente com os meios que possui à disposição, ela irá transmitir honestidade e transparência ao indicar um concorrente que possa fazer a entrega. Essa atitude mostra que você é um parceiro interessados nos resultados do seu cliente e não somente um vendedor faminto por novas vendas.

O relacionamento com os consumidores atuais oferece oportunidades valiosas para que uma empresa aumente suas vendas. No entanto, nada disso irá adiantar sem a entrega de produtos e serviços de qualidade, nos prazos acordados e com preços competitivos.

Aqui em nosso blog, oferecemos várias dicas que podem ajudar a levar seu negócio a um novo patamar de qualidade. E você? Que estratégias usa ou já usou para fidelizar seus clientes? Compartilhe sua experiência conosco!

Postado em Marketing, NegóciosTagged , ,