4 dicas para atrair investidores para a sua empresa

Crescer mais rápido com recursos próprios pode ser uma tarefa inviável quando as pequenas e médias empresas (PMEs) possuem margens de lucro reduzidas e, ainda assim, precisam investir em equipamentos e tecnologias para se colocar à frente de seus concorrentes.

É nessas horas que o investidor exerce um papel crucial: em busca de rentabilidade para o capital que possui disponível, ele está disposto a emprestar dinheiro para que as empresas o apliquem e tragam um bom retorno sobre o valor investido.

No entanto, atrair a atenção e o interesse deste público pode ser complicado em um mercado com tantas alternativas de rendimento. Confira as 4 dicas que preparamos para que você consiga atrair mais investidores para a sua empresa!

Vire investidor por um dia

O primeiro passo para começar a atrair investidores é se colocar no papel de um. Imagine que você é uma pessoa interessada em investir na sua empresa e levante as perguntas fundamentais para embasar uma tomada de decisão.

Ao fazer isso, será possível identificar as forças e fraquezas do negócio, em busca de ressaltar os destaques e reconhecer os pontos a serem melhorados. Lembre-se também de que o investidor é um ser humano como qualquer outro e, para atraí-lo, será necessário saber que tipo de abordagem pode despertar sua atenção para a proposta.

Não tenha medo dos números

Nenhum investidor irá se convencer caso sua empresa não seja capaz de demonstrar os verdadeiros cenários de rentabilidade. Mostre planos concretos e informações sólidas sobre o que é preciso fazer para alcançar o retorno desejado por ambas as partes.

LEIA  E-social: o que é e quais são seus benefícios para as empresas?

Neste sentido, não hesite em abrir informações financeiras: elas podem ser cruciais para que o investidor tome a decisão mais acertada e a transparência sempre conta pontos a favor na hora da proposta.

Seja realista: ao fazer uma proposta, tenha em mente a situação financeira da empresa

Nenhuma ideia genial se sustenta sem uma execução eficiente. Imagine um investidor que aplicou dinheiro em sua empresa e, pouco tempo depois, precisou emprestar mais recursos em função de sua incapacidade de aplicá-los da melhor maneira possível.

Para evitar esta situação desagradável, faça uma proposta realista, com cálculos precisos e que leve em conta a saúde financeira da empresa e suas reais necessidades para alcançar o objetivo.

De nada adianta fazer promessas que não serão cumpridas. Por isso, deixe muito claro quando e como o dinheiro será retornado para o investidor caso os planos se concretizem como esperado.

Conte uma bela história

Toda empresa tem uma história a ser contada, que passa pela sua origem, seu crescimento e os sonhos que ainda tem por realizar. Lembre-se de que esta história, independente da área ou setor em que sua empresa atua, pode ser abordada de forma emocional e atrativa para criar um elo entre o investidor e a empresa.

Treine a técnica do “elevator pitch”, que consiste em uma apresentação curta de um a três minutos (que seria o tempo disponível para “vender seu peixe” a um investidor em uma subida/descida de elevador) para apresentar a empresa. Concentre-se nos pontos essenciais e nas questões que podem chamar a atenção do investidor, como a necessidade a ser atendida, o público-alvo, os diferenciais do produto ou serviço da sua PME, o potencial de crescimento, dentre outros.

LEIA  É melhor abrir uma franquia com Capital Próprio ou Financiado?

Não se esqueça que nenhum investidor irá injetar dinheiro em um negócio caso acredite que o projeto pode ser abandonado. Em cada oportunidade, demonstre paixão e afinco pela empresa e seu sucesso, fazendo com que o investidor se sinta confortável em colocar o recurso em suas mãos.

Estes profissionais apreciam aquelas pessoas que conseguem fazer muito com pouco, pois isso já é um indício de como elas irão aproveitar o dinheiro aplicado.

Calcular de maneira precisa o capital a ser requisitado, demonstrar toda a potencialidade da empresa e transmitir as sensações de confiança e credibilidade são fatores indispensáveis para atrair investidores para a sua PME.  Aposte nas nossas dicas e conquiste investimentos para alavancar seu negócio!

 

Postado em NegóciosTagged , ,