Conheça 6 ações de marketing importantes para quem está começando um negócio

A abertura de um negócio é um momento especial em que o empreendedor precisa colocar a empresa em funcionamento e inserir seus produtos e seus serviços no mercado da melhor maneira possível.

No entanto, em meio a tantas responsabilidades, alguns empresários podem se esquecer de algumas questões fundamentais que contribuem para que a organização comece a faturar e, consequentemente, viabilize-se no longo prazo. Afinal, definir um nicho de mercado, estabelecer a mercadoria e o serviço a serem oferecidos e elaborar um bom plano de negócios são certamente ações fundamentais nesta primeira etapa, mas de nada valem sem que haja o investimento em outra iniciativa crucial: a divulgação.

O marketing, de fato, é um dos processos que não podem ser deixados de lado pelos empreendedores que querem obter vantagens competitivas e aumentar suas vendas desde o início.

Com isso em mente, selecionamos 6 ações de marketing essenciais para quem está começando um negócio. Acompanhe!

Presença na web

As novas empresas devem aproveitar as infinitas possibilidades que possuem para mostrar sua marca na Internet. Abrir uma conta no Facebook, Twitter e outras mídias sociais é uma excelente maneira de exibir as vantagens dos seus produtos e serviços e, o mais importante, estreitar o relacionamento com os consumidores.

Desenvolver um website profissional e bem organizado também é indispensável para que sua empresa seja encontrada por possíveis clientes. Neste sentido, criar e manter um blog adjacente é uma estratégia eficiente para fornecer conteúdo de relevância para seu público-alvo, atraindo-o para seus serviços e divulgando o nome do seu negócio. Outra opção de atuação, ainda, são os links patrocinados, que permitem direcionar anúncios para segmentos específicos de usuários da web e exigem baixos investimentos. No contexto atual, é impossível conceber qualquer tipo de divulgação sem considerar as inúmeras possibilidades oferecidas na Internet – tire proveito do grande apelo das redes sociais e aposte na divulgação proporcionada pelas principais ferramentas de busca, em especial o Google.

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E-mail marketing: estratégia que vale a pena

Quando o negócio está saindo do papel, é importante estimular o retorno dos clientes que já se interessaram por seus produtos e serviços. Uma das melhores formas de colocar a ação em prática é o e-mail marketing, uma estratégia de envio de mensagens para clientes e consumidores em potencial.

O-email marketing pode ser usado para lembrar os clientes que já compraram em sua empresa sobre outros produtos e serviços oferecidos, ou então fazer novas ofertas de preços e descontos. Ao formular as mensagens, é importante apostar na personalização do conteúdo, segmentando o envio com o intuito de de atingir o destinatário de maneira direcionada.

O importante é marcar presença e lembrar as pessoas de que a sua empresa existe, sem enviar e-mails em excesso para evitar que eles sejam direcionados para a caixa de spam.

Datas comemorativas: aposte na sazonalidade

As datas comemorativas ao longo do ano oferecem diversas oportunidades para que as empresas desenvolvam ações especiais para seus clientes.

Já sabemos que feriados como Carnaval, Natal e datas comemorativas como Dia dos Namorados e Dia das Mães são explorados à exaustão. E não é por menos: nestes períodos sazonais, a demanda por determinados setores de negócio aumenta exponencialmente, favorecendo a elaboração de estratégias de marketing e a atração de público, potencializando as vendas.

Não fique de fora e identifique as datas que tenham algum tipo de apelo junto a seus clientes para fazer promoções, concursos culturais ou oferecer desconto – o lucro é certo.

Pesquisas de segmento

As empresas que estão começando suas atividades podem obter grandes vantagens competitivas caso tenham informações sobre o setor em que irão atuar. Os clientes possuem informações valiosas e, na maioria das vezes, estão dispostos a contribuir para melhorias.

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Faça pesquisas para entender o comportamento de compra de seus possíveis consumidores. As informações levantadas podem ser cruciais para implantar mudanças na forma como a empresa oferece seus produtos e serviços.

Ideia que dá certo: personalização

As grandes organizações muitas vezes não conseguem oferecer um tratamento personalizado para cada um de seus clientes. As empresas que estão entrando no mercado podem aproveitar esta fraqueza para investir em um tratamento especial  a seus consumidores, personalizando os serviços.

Não perca chances de chamá-los pelo nome, fazer ofertas que levem em conta seus gostos, preferências e histórico de compras ou até mesmo oferecer brindes para que tenham uma lembrança sempre positiva da empresa.

As ofertas personalizadas, neste sentido, são uma boa aposta quando aliadas ao e-mail marketing, citado acima. Tomando como base as preferências pessoais de cada consumidor e as compras anteriormente realizadas no seu negócio, formule mensagens altamente direcionadas oferecendo descontos e promoções de produtos similares àqueles que ele já adquiriu ou mesmo sugerindo mercadorias desta espécie. A estratégia reforça que a empresa está preocupada em satisfazer as necessidades de cada cliente, cria empatia e ainda demonstra que você realmente se importa em agradar seus consumidores.

Networking

O boca-a-boca ainda é uma das formas mais eficientes de fazer um negócio se tornar conhecido localmente.

Desta forma, não perca oportunidades de estreitar o relacionamento com possíveis parceiros, investidores ou empresas que sejam referência em seu mercado de atuação. Eventos de empreendedorismo são excelentes oportunidades para colocar o networking em prática: fique atento à ocorrência destes encontros e procure sempre comparecer aos mais importantes. Ampliar a rede de contatos relevantes é uma ação imprescindível para promover alcance na divulgação.

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Além disso, fique atento às chances de mostrar o seu trabalho em veículos de comunicação e eventos do setor em que a empresa atua.

Depois de tantos esforços, planejamento e tempo empreendidos na abertura de um negócio, certamente você desejará obter resultados e ver sua empresa ganhando nome. Para que isto aconteça, o investimento em ações inteligentes de divulgação é fundamental – e deve ser considerado desde o início do processo. As estratégias listadas neste post são um ótimo ponto de partida para começar a elaborar ideias e tirá-las gradativamente do papel. Lembre-se de que o sucesso do seu empreendimento está diretamente relacionado à formulação de boas campanhas de marketing.

E no seu planejamento, já constava alguma das ações que discutimos acima? Quais estratégias estão previstas no plano de marketing da sua empresa? Não se esqueça de deixar um comentário!

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