Plano de negócios: como fazer o seu!

Qual é o segredo do sucesso? Se você pretende abrir seu próprio negócio ou já administra um empreendimento, provavelmente já se fez esta pergunta, e talvez tenha chegado a alguns caminhos para trilhar. Independente das estratégias possíveis de serem adotadas, há um ingrediente central que deve estar presente para que elas sejam bem-sucedidas: a informação. Embora não se possa construir uma empresa com receitas prontas, não tenha dúvidas de que os empresários de maior prestígio do mundo tiveram a informação como uma de suas ferramentas mais valiosas. Quer começar com o pé direito? Mesmo se a sua empresa ainda não tiver saído do papel, reúna dados sobre ela e elabore um plano de negócios. Quanto mais detalhado ele for, maiores as chances de sucesso do seu atual ou futuro empreendimento. Para aprender como fazer, é só conferir as nossas dicas!

Informações principais

O plano de negócios é uma forma de apresentação da sua empresa. Além disso, é um documento valioso para ser encaminhado a investidores ou para obtenção de crédito para iniciar as atividades. Desta forma, quanto melhor estruturado ele for, melhor será a aceitação da sua proposta. Viu como o plano de negócios é importante? Formular esta apresentação pode tomar um tempo considerável, mas acredite, vale muito a pena. Mesmo porque o objetivo central do plano é responder a uma pergunta fundamental: qual é a viabilidade do seu empreendimento? Assim, é preciso construir um cenário de possibilidades para fazer as opções mais corretas ou até mesmo ajustar sua proposta às necessidades do mercado.

LEIA  Como consultar o nome escolhido no processo de abertura de empresa?

Antes de mais nada, prepare-se para colocar sua ideia à prova e pesquisar bastante.

Busque orientação

O plano de negócios pode melhorar uma ideia ou indicar que caminho não é o mais adequado para atingir seus objetivos. Para elaborar o documento, é preciso considerar todos os fatores que interferem no desenvolvimento da empresa. Neste sentido, o ideal é buscar a orientação de um serviço especializado, que pode indicar as melhores práticas contábeis e o enquadramento tributário que seja menos oneroso! Estar no regime tributário correto é importante para reduzir custos com impostos! Você pode começar a fazer esse planejamento baixando a nossa planilha de Comparativo Tributário! 

Planilha COMPARATIVO TRIBUTÁRIO

Além disso, esse serviço irá fornecer todas as informações  sobre fluxo de caixa e formação de preço, que interferem diretamente na rotina do empreendimento.

Elabore um roteiro para o seu plano de negócios

Para sistematizar e organizar as informações da sua empresa, é necessário elaborar um roteiro que responda às principais questões relacionadas à viabilidade e aos objetivos do negócio. Através dele, você conseguirá acessar dados importantes de forma organizada e introduzir com eficiência sua proposta a investidores e demais interessados. Confira as etapas para a formulação de um bom roteiro!

  1. Apresentação

Nesta primeira parte, você deve especificar qual é o ramo de atuação da sua empresa, quais são os seus diferenciais e o que seu negócio tem a oferecer ao público amplo – consumidores, investidores e, em alguns casos, à sociedade.

     2.    Finanças

Aqui devem constar as informações relativas às quantias necessárias para tirar a sua empresa do papel. Responda algumas perguntas: para iniciar o seu empreendimento, qual é o valor necessário? Quais são as despesas iniciais que você terá e quais as despesas operacionais?

LEIA  O que significa a DRE na contabilidade?

    3.     Produtos e preços

Quais são os produtos que você tem a oferecer e qual é o preço de custo para o consumidor final?

    4.     Fluxo de Caixa

Neste tópico, é importante abordar a diferença entre custos e receitas, que irá demonstrar se o preço aplicado é o suficiente para gerar lucro.

    5.    Pesquisa de mercado

Aqui, o objetivo é pesquisar e definir quem são os seus concorrentes, assim como o produto que oferecem e o preço cobrado por eles.

    6.   Pesquisa de público

Para uma elaboração satisfatória deste tópico, é importante ouvir um número considerável de pretensos consumidores para avaliar se o seu produto tem aceitação e se os preços que você aplica estão de acordo com o que o público está disposto a pagar.

    7.    Demais informações estratégicas

Qual é o tempo previsto para reaver o investimento realizado? A empresa será formada a partir de sociedade? Como será feita a divisão societária? Quais são as metas a serem atingidas e quais as perspectivas para expansão do negócio?

Muitos empreendimentos não conseguem saltar da condição de pequena para média empresa devido a um plano que não foi bem definido. A aplicação destes documentos é essencial para a sobrevivência – e o sucesso – de um negócio. Preparado para começar?

Postado em Abertura de empresa, Empreendedorismo, NegóciosTagged , , , , , , , , , , ,