Como fazer uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado pode ser conceituada como o conjunto de informações coletadas pela empresa junto ao seu público-alvo. Neste caso, o público-alvo não se restringe aos clientes, mas pode abranger os funcionários e outros grupos. Definir quais pessoas serão consideradas no processo dependerá diretamente da área de atuação e do objetivo da empresa.

Vale destacar que este tipo de pesquisa é uma ferramenta fundamental na implantação e manutenção de lojas físicas e virtuais, uma vez que os resultados que ela fornece permitem a elaboração do plano de ação e trazem valiosas informações sobre o segmento no qual o empreendedor pretende atuar. Sem dúvida alguma, quanto mais for detalhada a pesquisa de mercado, melhor será a performance do negócio.

Não importa se você vai inaugurar sua loja em breve ou se o seu e-commerce já foi lançado. O ideal é apostar sempre nestas pesquisas antes de tomar decisões importantes, de modo a  avaliar a viabilidade de projetos e confirmar hipóteses. Que tal elaborar agora a sua pesquisa de mercado? Não sabe como começar? Confira as dicas que preparamos a seguir!

Planeje antes de pesquisar

Lembre-se que o planejamento é essencial para o cumprimento satisfatório de qualquer processo. Nesta etapa inicial, a empresa deve escolher o tipo de pesquisa que deseja empreender, lembrando que as pesquisas de mercado mais comuns são as de satisfação do cliente, preferência do público alvo, participação de mercado, teste de novos produtos e comportamento do consumidor.

Identificada a linha da pesquisa, a empresa deve definir qual problema deverá ser resolvido, quais respostas serão buscadas, qual é a finalidade da pesquisa e especialmente qual é o público-alvo. Coloque todas estas informações no papel, além de incluir os objetivos primários e secundários.

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Defina a metodologia de pesquisa

Pesquisa quantitativa ou qualitativa? Isso dependerá da intenção da sua pesquisa de mercado. A quantitativa diz respeito à obtenção de dados numéricos e estatísticos que podem ser mensurados, indicando assim os índices de adesão e satisfação com os produtos e serviços.  Este tipo de metodologia se baseia nos processos de amostragem, avaliação de percentuais e questionários com respostas fechadas.

A pesquisa qualitativa, por sua vez, busca informações mais subjetivas, com foco na experiência do público alvo em relação à marca, produto ou empresa. Esta metodologia é baseada em hábitos, observações de uso e opiniões dos entrevistados. Normalmente, as pesquisas qualitativas são aplicadas através de questionários com respostas abertas.

Elabore e aplique o questionário

Na etapa de elaboração do questionário, é indispensável que a empresa crie um roteiro lógico para sua aplicação. É preciso também escolher se a pesquisa será realizada via e-mail, por telefone, chat ou presencialmente.

Para formular um bom questionário, é fundamental usar linguagem clara e objetiva, dividir as perguntas em tópicos, escrever uma breve introdução contendo as razões para o estudo, começar com as questões mais simples e evitar perguntas repetitivas.

Completada esta etapa, é hora de partir para a coleta dos dados. A abordagem deve ser respeitosa e educada, fazendo com que o público-alvo não se sinta forçado a responder. Outro ponto importante é evitar qualquer tipo de indução ou manipulação das respostas. Caso contrário, a pesquisa será ineficaz.

Organize, tabule e avalie

Os resultados da pesquisa poderão ser consultados futuramente pela empresa, o que torna tão importante estruturá-la de maneira organizada, registrando todos os dados de forma sistemática.

Nesta fase final da pesquisa, é necessário incluir gráficos, tabulações, imagens e outros recursos que o empreendedor julgar pertinentes. Caso você não tenha habilidades específicas para fazer a tabulação e a avaliação dos resultados, procure o apoio de profissionais. Uma boa alternativa é buscar consultoria em empresas e órgãos especializados.

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Sem dúvida alguma, a pesquisa de mercado é capaz de identificar problemas, dimensionar oportunidades e minimizar os riscos do seu negócio. Agora que você tem conhecimento dessas informações, não perca tempo e comece a planejar a sua pesquisa! E aí, o que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

 

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