Consumidor, concorrente e fornecedor conheça os diferentes tipos de mercado

Não basta ter o sonho de abrir um negócio e decidir qual será a atividade desenvolvida por ele. Para conseguir lançar-se como empresário, é preciso trilhar um longo caminho que envolve, principalmente, muita pesquisa sobre os tipos de mercado no qual você pretende se inserir. Todo o cuidado é pouco: segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2012, 48% das empresas brasileiras fecham as portas depois de 3 anos. A pesquisa de mercado ajudará a entender não só ecossistema do seu nicho, mas também as chances de sucesso de seu novo empreendimento.

Você sabia, por exemplo, que existem diferentes categorias em cada um dos tipos de mercado? Saberia definir um mercado consumidor, um concorrente ou ainda um fornecedor? Para desempenhar com sucesso seu novo papel de empreendedor, estes são conceitos vitais que você precisa conhecer.

Fique por dentro dos 3 importantes tipos de mercado!

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Mercado Consumidor

Este mercado representa o conjunto de consumidores (homens, mulheres, adultos, crianças, empresas públicas ou privadas) que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados pelo seu negócio.

O cliente é a alma de qualquer empreendimento. É por esta razão que conhecer e levantar dados sobre o público da sua empresa é tão importante. O estudo do mercado consumidor é essencial para o sucesso do seu negócio, uma vez que envolve as informações necessárias para identificar seus potenciais compradores. Através da pesquisa deste tipo de mercado, é possível saber o que produzir, qual é o local adequado para a venda, como vender e qual é a provável demanda para o produto ou serviço.

Mercado Fornecedor

O mercado fornecedor é indispensável para que uma empresa se mantenha atuando e prosperando. Ele é composto pelos fornecedores que oferecem matéria-prima, equipamentos,  embalagens e outras mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa.

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A pesquisa de fornecedores pode ser feita através de catálogos, listas telefônicas, revistas especializadas e, cada vez com mais frequência, de portais da Internet. Outra estratégia interessante para conhecer fornecedores é comparecer a feiras e exposições do ramo: esses eventos geralmente são ótimas fontes de informação sobre as novidades do mercado.

Empreendedores, seus fornecedores estarão sempre por perto: a relação entre vocês influirá diretamente na produtividade da empresa. Na hora de escolher, seja criterioso!

Mercado Concorrente

O mercado concorrente é formado pelas empresas que oferecem produtos ou serviços idênticos ou similares aos seus. É muito importante conhecer os concorrentes (diretos ou indiretos), seus diferenciais, público, produtos e serviços, valores, estratégias… Fazer uma pesquisa completa do mercado concorrente certamente auxiliará na compreensão do estágio em que seu mercado se encontra, assim como no desenvolvimento de estratégias eficazes. Nunca pense que concorrência seja algo ruim, ela pode ser estimulante, impulsionando a economia e o crescimento dos empreendimentos.

Caso tenha esta opção, é interessante atuar onde ainda não existem ofertas do seu segmento. Por outro lado, se existe mercado concorrente, busque implementar diferenciais e aspectos personalizados à sua empresa, destacando-a das outras que oferecem produtos\serviços semelhantes. Não se esqueça de pesquisar detalhes como preço, qualidade, acabamento, durabilidade, embalagem, qualidade no atendimento, funcionalidade e forma de apresentação da mercadoria.

Saber mapear com clareza estas três divisões de mercado certamente é característica dos grandes nomes do empreendedorismo. Realizar estudos dentro de cada vertente, entender a relação mútua entre consumidores, concorrentes, fornecedores e sua empresa são ações importantes que o ajudarão a consolidar seu negócio.


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