A importância do treinamento no franchise

O sistema de franchising no Brasil está se consolidando como um importante setor de desenvolvimento econômico, principalmente na geração de novos empreendedores e também na geração de empregos. O setor já emprega mais de 1 milhão de pessoas no país. Por isso, é essencial além de se apresentar como um diferencial, quando há treinamento no franchise.

O principal diferencial do Sistema de Franquias é com relação a transmissão de conhecimento, ou seja, quando um negócio se torna franquia, ele muito provavelmente já se estruturou para que todo o aprendizado da marca e do negócio seja transmitido aos franqueados.

cta-educação e franchise

O treinamento no franchise

Na Vers, o processo de treinamento no franchise, acontecem sobre três pontos importantes:

1) Treinamento Inicial : quando o franqueado adquire a franquia e precisa receber um input inicial, necessário para operar a franquia. Normalmente são treinamentos de 5 dias corridos e com muito conteúdo.

2) Treinamentos correntes: Esses treinamentos acontecem de várias formas, pode ser : webinar mensal, reuniões presenciais mensais, reuniões regionais, workshops, convenções para lançamento de novos produtos, novas campanhas ou novas marcas, visitas in loco as Unidades, dentre outros.

3) Treinamentos comportamentais: São Treinamentos focados em modificar comportamentos, ou mesmo desenvolver novas habilidades aos franqueados. São muito importantes para manter a cultura e identidade de toda a rede de franquias.

E quais são as ferramentas utilizadas? Muitas franqueadoras, utilizam salas de reuniões, hotéis e também espaços de coworking. Outras franqueadoras, montam uma operação simulada e utilizam essa operação para treinar e retreinar seus franqueados. Existem também ferramentas de comunicação à distância como o Skype e até mesmo o whatsapp. Já está sendo utilizada ferramentas de realidade aumentada e virtual, o que com certeza vai gerar muito aprendizado e economia.

LEIA  Tecnologia da Informação aplicada no empreendedorismo

Qual a metodologia utilizada pelas redes de franquias para fazer adultos aprenderem? As redes de franquias utilizam a Andragogia que é o método de educação para adultos. Diferentemente da Pedagogia que é a educação para crianças e jovens onde o foco é a transferência do conhecimento fundamental, na Andragogia a transmissão do conhecimento é atrelado principalmente em como aplicar na prática em uma realidade profissional o conhecimento adquirido.

Padronização das redes de franquias

Sendo assim, para que as redes de franquias consigam ter unidades fortes e padronizadas, é muito importante pensar sobre a educação de sua rede, ou seja, como está sendo feito a transmissão de toda a experiência adquirida nas unidades próprias, só assim terá em cada Unidade resultados melhores que nas Unidades Próprias.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , , , , , , , ,