Qual a diferença entre DP e RH?

Hoje, vivemos em um mundo de automação de softwares, alta demanda e requisitos de saúde em constante mudança. Nessa hora, o fator humano de uma empresa se torna essencial e, com ele, também é importante entender a diferença entre DP e RH.

Os líderes de negócios têm, hoje, muito mais informações na ponta dos dedos, como: como os concorrentes compensam seus funcionários, qual é o “melhor lugar para se trabalhar”, dados em tempo real das agências governamentais…

Além disso, aumentaram-se os conhecimentos sobre requisitos legais, meios de comunicação, quadros de empregos, feeds de notícias em tempo real e uma avalanche de outros dados que são usados ​​para moldar negócios hoje.

Essas ferramentas permitem que os executivos trabalhem de maneira mais estratégica.

diferença entre DP e RH

Função e diferença entre DP e RH ao se lidar com as mudanças acima citadas

Os departamentos “pessoais” puramente táticos do passado foram substituídos por profissionais de RH de hoje.

– Eles têm diplomas universitários, trabalham lado a lado com o departamento financeiro, fornecem orientação estratégica e métricas para investidores e executivos da empresa, ocupam cargos na equipe executiva.

  • A gestão de recursos humanos está se tornando cada vez mais importante para as empresas do Brasil e a especialidade de RH está em alta demanda entre os graduados das universidades locais.

– Oito ou nove anos atrás, haviam poucos especialistas nessa esfera no país e todos se conheciam pessoalmente, e seu nível profissional era praticamente o mesmo. No entanto, existe agora toda uma série de especialistas em RH.

  • Agora há especialistas em uma ampla gama de questões e que foram pioneiros em sua esfera.
  • Há também o “pessoal de nível médio” com três a cinco anos de experiência e especialistas muito jovens que acabaram de começar a aprender a profissão.
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CTA - serviço de departamento pessoal

Crescimento econômico e desenvolvimento

A situação que aponta a principal diferença entre DP e RH é definida principalmente pelo desenvolvimento econômico do país e pelo rápido crescimento do número de empresas.

– As empresas nacionais chegaram agora ao entendimento de que, sem resolver o problema dos “recursos humanos”, contando apenas com um departamento fantasma, é difícil encontrar concorrência no país, quanto mais ocupar um lugar ao sol no mercado internacional.

– Como resultado, empresas de médio porte, que estão em operação há sete a dez anos e que têm reputação comercial, demonstram grande interesse em empregar especialistas em RH.

  • No entanto, as pequenas empresas não podem até agora pagar o “luxo” de empregar até mesmo um gerente de RH.

Ao mesmo tempo, em grandes empresas locais, os departamentos auxiliares de RH estão se transformando em divisões-chave responsáveis ​​não apenas por pessoal e documentação administrativa e recrutamento de pessoal, mas também pela elaboração e cumprimento de programas de treinamento.

Elas também abordam a construção de cultura corporativa e visão estratégica do negócio. Diferentemente do antigo departamento pessoal, a diferença entre DP e RH se dá pela aplicação na prática dos talentos do RH.

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Pesquisa sobre a importância do RH

Os resultados de pesquisas que apontam a importância do RH provam que, na prática, os gerentes de RH “gerenciavam recursos humanos” formalmente em muitas empresas locais e suas funções limitavam-se a papelada e cartas de nomeação e demissão.

– No entanto, principalmente os gerentes corporativos de nível médio, não os gerentes de topo de carreira, usam os serviços dos gerentes de RH.

  • Por exemplo, 86% dos entrevistados gastam seu tempo principalmente em papelada e 61% em recrutamento.
  • Isso significa que a missão de especialistas em RH, exceto em casos raros, é, mas não deveria, ser limitada a atividades de “organização de recrutamento de documentos”
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A cultura corporativa é a espinha dorsal que aponta a diferença entre DP e RH, construindo comunicações intra-corporativas, um bom sistema para a adaptação de novos funcionários e desenvolvendo a administração das empresas.

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