Quanto custa abrir uma microempresa?

Se você está procurando informações sobre como tornar o seu negócio formal e finalmente se apresentar como pessoa jurídica, a primeira pergunta que deve se fazer é: quanto custa abrir uma microempresa?

Obviamente formalizar a sua empresa tem lá seus custos, mas você vai se surpreender ao descobrir que isso é bem mais baixo do que você pensa.

Por isso mesmo, muitas pessoas têm apostado no formato de microempreendedor, onde é possível obter um CNPJ, e eventualmente dispor de alguns benefícios e vantagens que são exclusivos para Pessoa Jurídica.

Então reunimos nesse conteúdo tudo o que você precisa saber sobre isso, inclusive quanto custa abrir uma microempresa. Falaremos a respeito desse e de outros tópicos de extremo interesse para quem quer se tornar empresário.

quanto custa abrir uma microempresa

Descubra quanto custa abrir uma microempresa e o que você precisa faze para ter o seu CNPJ!

Sim: existem muitas cargas tributárias e taxas que deverão ser recolhidas, e que compõem o processo de abertura de uma microempresa. Essa é a menor estrutura de negócio depois do MEI, que é o microempreendedor individual.

  • Taxas:

Uma das taxas que você terá de pagar é com relação ao registro do nome da empresa, valor que varia de um estado para o outro. É importante checar essa informação em sua cidade para saber quanto será desembolsado.

Você também será cobrado de uma taxa se quiser proteger o nome de sua empresa, garantindo assim que nenhuma outra pessoa possa utilizar a mesma nomenclatura.

LEIA  Evite esses 6 erros ao escolher seus fornecedores!

Além disso, precisamos ainda falar sobre as cópias e autenticações de documentos como RG e CPF do empresário, que podem ser solicitadas, e que acabam gerando um custo inicial.

Veja a relação de impostos devidos para atuar como microempresa no Brasil!

Você perceberá que realmente o Brasil é um país cheio de taxas e de burocracia. A lista de tributos devidos a serem cobrados de uma microempresa no país é bem extensa.

Mas, novamente precisamos lembra-lo de que o valor é variável conforme a atuação da empresa. Veja quais são os impostos:

  • Imposto de renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP);
  • Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);
  • Programa de Integração Social de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Como você pode ver, são muitas taxas e tributos! Somando todos no final, você saberá quanto custa abrir uma microempresa. Mas, embora os valores sejam variáveis, o preço gira em torno de 2 mil reais.

É importante que sua empresa esteja enquadrada no regime tributário correto para que não pague mais impostos do que deveria ocasionando o comprometimento desnecessário do capital inicial da sua empresa. Confira se sua empresa ficará no regime certo  baixando nossa planilha  e fazendo o comparativo de tributos!

Planilha COMPARATIVO TRIBUTÁRIO

Achou tudo isso muito complicado? A Vers Contabilidade descomplica para você!

Diferentemente do que acontece com o MEI, que é um processo de abertura de empresa muito mais prático e rápido, as empresas no formato ME são um pouco mais complexas. Assim sendo, é sempre indicado que você contrate um serviço contábil para lhe auxiliar!

LEIA  Como abrir um negócio lucrativo com a ajuda da VERS?

A boa notícia é que na Vers Contabilidade você pode ter toda a orientação para abrir a sua empresa de forma profissional, segura, e com a maior redução e custos. Para obter mais informações, clique aqui e solicite um orçamento!

Saber quanto custa abrir uma microempresa é essencial para que você consiga passar por todo o processo de forma simples e clara. Mas o mais importante é que você faça isso sob a devida orientação, para que não deixe de pagar taxas essenciais, e mantenha a sua empresa na legalidade.

Então, entre em contato com a Ver e descubra quanto custa abrir uma microempresa. Deixe uma equipe de profissionais cuidar disso para você, e prepare-se para ver a sua empresa atingir um novo patamar no mercado.

CTA-microempresa

Postado em Abertura de empresaTagged , , , , , , , , ,