Por que trabalhar em uma empresa que valoriza o Endomarketing?

Trabalhar em uma empresa que valoriza o endomarketing tem se tornado cada dia mais importante para a saúde mental, o crescimento e a tomada de decisões certeira de uma empresa.

Alguns dos benefícios do endomarketing para os funcionários são a confiança, a moral mais elevada, a sensação de vínculo e de pertencimento, a melhor retenção de funcionários, a facilidade de treinamento e a maior felicidade em geral.

Pesquisas da Northwestern University demonstram que há uma ligação definitiva entre endomarketing e lucratividade.

Daí, demonstra-se o topo do iceberg que relaciona melhores resultados com conceitos de endomarketing. Entenda mais sobre o assunto!

endomarketing

Importância do endomarketing nas empresas

Um excelente exemplo prático de boa aplicação do endomarketing é a empresa Apple. A Apple promove sua imagem de marca fazendo com que seus funcionários representem com precisão essa imagem.

– Qualquer um que tenha ido a uma loja da Apple sabe que os funcionários são especialistas nos produtos que vendem e estão dispostos a responder a um número infinito de perguntas.

– Eles são inteligentes, acessíveis, bem informados e refletem positivamente a empresa. Os funcionários da Apple são, esteticamente, felizes e otimistas. Assim, portanto, também são os clientes da Apple.

  • Pesquisas repetidas demonstram que, quando os funcionários são vistos como um público tão importante quanto o consumidor final, e comercializados para tal, a empresa tem maior sucesso.

Funcionários felizes, clientes felizes

Ainda precisa de provas para comprovar a importância do endomarketing? Por décadas, a Southwest Airlines se concentrou primeiro no desenvolvimento de funcionários felizes.

Nela, os líderes da empresa atendem os funcionários diretamente (também conhecidos como “líderes servidores”).

Os funcionários, com seu sentimento de bem-estar, passam a oferecer a mesma motivação para atender os clientes.

  • Clientes satisfeitos retornam repetidamente e seu boca-a-boca se espalha para novos clientes. Desde o início, a Southwest decolou, expandiu-se rapidamente e obteve altos lucros. Hoje, eles ainda o fazem.
LEIA  Contabilidade Consultiva e geração de valor: saiba como a Vers Contabilidade pode ser a solução para a sua empresa!

– Uma pesquisa da American Express concluiu que 78% do público comprador para uma compra no meio por causa do mau atendimento ao cliente. Para evitar isso, apostar no endomarketing e gerenciar o pessoal interno de uma empresa é mais do que essencial.

Funcionários felizes são mais treináveis ​​e podem ser educados sobre como criar experiências de compra positivas e, consequentemente, clientes satisfeitos.

Compartilhamento de informação com funcionários

Apostar em uma empresa que tem um relacionamento aberto com seus funcionários e que compartilha conhecimento, planos de negócios, materiais de marketing e visitas a clientes significa que, se um cliente ou fornecedor menciona algo que viu ou ouviu sobre ela, você poderá responder e conversar sobre isso.

Como empregador, é essencial apostar no endomarketing e em reuniões de atualização da empresa, ou, pelo menos, enviar um relatório para informar a todos sobre as atividades recentes de negócios e marketing que foram realizadas.

  • Esta é também uma boa maneira de promover os departamentos de vendas e marketing!

Se você estiver planejando uma campanha de marketing, faça um evento de lançamento interno antes de ir para o público externo.

Conte aos seus funcionários tudo sobre a campanha de marketing e o novo produto ou serviço, suas características, onde e quem é o público-alvo, onde você o promoverá e como espera que o novo negócio tenha impacto na organização.

O bom uso do endomarketing pode permitir que todos os funcionários cantem no mesmo tom e falem sobre sua marca, produtos e serviços da mesma maneira positiva para seus amigos, familiares e outros contatos comerciais.

Conheça a Vers Contabilidade

Agregar valor a uma empresa e aplicar na prática os conceitos de endomarketing é algo que pode ser conseguido junto à Vers Contabilidade. Conte com ela conhecendo mais sobre a empresa.

 

LEIA  O que é a inovação disruptiva? E por que ela deve estar presente na sua empresa?

endomarketing

Postado em Endomarketing, EstratégiaTagged , ,