Controle Orçamentário 2019 – Por onde começar?

Com a chegada de um novo ano é também dada a largada para organizar as finanças. E fazer um controle orçamentário 2019 é essencial para que isso ocorra de forma adequada. Mas por onde começar?

Um bom planejamento ajudará você a organizar as ideias e até mesmo a planejar as suas novas estratégias. Analisar a condição financeira real da empresa é um dos passos mais importantes para conseguir definir as ações de crescimento e melhorias.

Entenda então como fazer o controle orçamentário 2019, quais são os primeiros passos, e como criar um planejamento que ajude você nas tomadas de decisões que levarão sua empresa ao sucesso no novo ano.

Tudo o que você precisa saber sobre controle orçamentário para 2019!

Antes de partirmos para as nossas dicas sobre controle orçamentário é importante entender exatamente o que significa isso, e para que ele serve, exatamente. Vamos a uma breve explicação para esclarecer as suas dúvidas.

Um controle orçamentário é a organização que você cria para conseguir definir quais são as previsões referentes às receitas, aos custos e despesas que serão necessárias para investir em sua empresa no próximo ano.  

Quando você consegue fazer o seu controle orçamentário consegue entender melhor a real situação financeira do seu negócio – e com isso fica muito mais fácil tomar decisões sem comprometer as finanças.

  • Na ponta do lápis!

Para começar a fazer o seu controle orçamentário 2019 você deve colocar tudo na ponta do lápis. Quanto você deve, quanto você ganha, quais são as previsões de lucro, quanto você quer investir, o que vai sobrar, etc.

LEIA  Propósitos empreendedores: saiba como alcançar os seus?

Para isso deverão ser inclusos todos os tipos de movimentações financeiras – desde a compra de material para escritório até a fabricação de seu produto e entrega para o cliente. Você pode começar listando:

  • Fluxo de caixa;
  • Custos e despesas;
  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;

Esses são apenas alguns dados. Um controle orçamentário de qualidade deve ser bem completo, e incluir todas as informações verdadeiramente relevantes para a empresa.

controle orçamentário 2019

Controle Orçamentário 2019 não é baseado em achismos!

Um erro que pode ser cometido na hora de fazer um controle orçamentário 2019 é basear os dados em achismos. Não pode! Você precisa colocar os valores corretos, se baseando em estatísticas, planilhas e comprovantes. Quanto mais preciso, mais eficiente será a aplicação do seu controle orçamentário.

  • Metas e objetivos:

Para entender os gatos previstos com a sua empresa você precisa estipular metas e objetivos que sejam muito realistas e bem delimitados. E para cada um deles você deve criar as estratégias e ações para lançar.

Ou seja: se você quer aumentar as vendas em 5% até o final do ano, precisa já entender quais são as ações para chegar a esse resultado, e definir o valor que será investido nisso.

Um planejamento bem definido não significa um planejamento engessado!

É claro que um controle orçamentário 2019 não será sempre engessado. Pode ser que em algum momento ele precise sofrer adaptações, mas isso não deve ser constante e nem drástico.

  • É possível fazer sozinho?

É possível, sim, fazer o seu controle orçamentário 2019 por conta própria, mas isso aumentará muito as chances de erros, o que acaba comprometendo a eficácia. Então você pode apostar em uma empresa de contabilidade para assumir isso por você!

LEIA  Entenda A Nova Lei Contábil (Lei 11.638)

A Vers Contabilidade pode fazer o seu controle orçamentário 2019 de forma profissional, e de modo que ele realmente funcione como um guia para as suas tomadas de decisões nesse ano. Está pronto para ver a sua empresa decolar? Entre em contato e peça um orçamento.

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em ContabilidadeTagged , , ,