O que é o e-Social?

Você sabe o que é o e-Social? Pois, saiba que ele surgiu para trazer mais simplicidade na vida de muitos profissionais, principalmente para quem atua no mercado de contabilidade.

Graças ao Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED acabou sendo amplamente possível sintetizar todas as informações em apenas um sistema, ou seja, o e-Social consiste em uma versão do SPED destinado à área trabalhista.

Mas, ele agrega simplicidade, uma vez que visa englobar todas as informações acessórias que são devidamente enviadas por meio das declarações como o CAGED, RAIS, GFIP e também o DIRF.

Porém, tal substituição passou a ser feita de maneira totalmente gradual, sendo que esse é um processo que se mantém em andamento e que também não possui uma data final para ser finalizado.

Por conta desse aspecto, redobrar a atenção é de suma importância, até mesmo porque algumas declarações tiveram seus formatos alterados, sendo que ano após anos muitas novidades se manifestam na realidade das empresas.

Na verdade, não se trata apenas de saber o que é o e-Social, mas sim onde justamente ter um apoio assertivo para poder se adequar a esse processo, e dessa forma garantir que a sua empresa possa cumprir com todas as obrigações necessárias!

Quer saber mais sobre esse assunto e entender melhor cada um dos pontos envolvidos? Então esse é o conteúdo certo para lhe ajudar! Confira!

o que é o e-Social – saiba quais são as obrigações que são atreladas a esse aspecto!

Além da folha de pagamentos, há ainda outros 14 itens que devem e precisa ser compreendidos dentro do sistema do e-Social.

LEIA  Como organizar o departamento pessoal da minha empresa?

Isso porque recentemente eles era amplamente cobrados de forma absolutamente individual, mas no decorrer dos últimos tempos isso foi mudado, garantindo ainda mais facilidade para as empresas de maneira geral!

Isso porque com a chegada do e-Social tudo passou a ser entregue de uma vez só, e ainda atribuindo sua disponibilidade de maneira totalmente online,  ou seja, a comodidade acabou se tornando o maior sinônimo desse sistema!

Confira abaixo a lista de todos os documentos que acabam sendo parte integrante do e-Social!

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  • Carteira de Trabalho e também Previdência Social (CTPS)
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Livro de Registro de Empregados (LRE)
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Comunicação de Dispensa (CD)
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  • Guia da Previdência Social (GPS)
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)

Conheça agora os benefícios acerca do e-Social!

Levando em conta a perspectiva dos empresários brasileiros, pode-se salientar, de maneira geral, a centralização de todas as informações em apenas um lugar, o que permite eliminar uma série de documentos que poderiam ser entregues de forma duplicada, agregando mais agilidade ao processo de prestação de contas!

Mas, o processo ainda pode ser considerado um tanto trabalhoso, algum normal quando se trata de uma mudança tão evidente para a vida das empresas – ou seja, é algo esperado e que faz parte dessa nova perspectiva!

LEIA  Periculosidade e insalubridade - qual é a diferença?

O caminho para que as empresas possam fugir de tal complexidade e até mesmo para entender melhor o sistema é contar com empresas de contabilidade que sejam especializadas nesse tipo de atendimento e que possam atribuir mais segurança de uma maneira geral!

Esse é justamente o caso da Vers Contabilidade, que possui um time de profissionais não somente qualificado e dinâmico, como também preparado para suprir e sanar todas as questões por parte da sua empresa como, por exemplo, evidenciar o que é o e-Social – quer ter um orçamento ou tirar essa e outras duvidas? Clique aqui!

 

Postado em Contabilidade, Departamento Pessoal, Operacional