A importância do DRE para as redes de franquias

DRE para Franquias

O DRE como é chamado tem o seu nome completo como : Demonstrativo de Resultados do Exercício. O DRE é um relatório que mostra os valores de faturamento, gastos e investimentos realizados em um período de tempo pela empresa. Usando uma comparação, o DRE para qualquer negócio é como se fosse o painel de controle de um avião, onde você consegue verificar para onde o negócio está indo financeiramente e economicamente.

É importante salientar que o DRE serve para identificar o resultado da Unidade, pois ele utiliza o Regime de Competência. Apenas para explicar, existem os Regimes de Competência e de caixa. Pelo Regime de Competência o registro dos números acontece na data do fato gerador, independente de quando será o pagamento. Já pelo Regime de Caixa o registro dos números acontece de acordo com a movimentação financeira (pagamento ou recebimento). O Relatório que trabalha com o Regime de Caixa é o Fluxo de Caixa, também muito importante.

cta-microfranquias

Um DRE básico, possui o faturamento total, os gastos variáveis, a margem de contribuição, os gastos fixos, o resultado operacional, gastos não operacionais e resultado final. Importante conceituar os seguintes pontos:

  • Margem de contribuição: é o faturamento total menos os gastos variáveis. Ou seja, é o que sobra do faturamento total para pagar os gastos fixos.
  • Resultado operacional: é o faturamento total menos os gastos totais (fixos e variáveis). Mostra o resultado que o negócio gera após pagar todas as contas da operação.
  • Gastos não operacionais: São todos os gastos que não fazem parte da operação como por exemplo: pagamento de dívidas, investimentos, distribuição de lucros e etc.
  • Resultado Final: faturamento total menos gasto total (operacionais e não operacionais).
LEIA  6º treinamento de novos franqueados Vers

Portanto verifica-se a máxima importância das Unidades Franqueadas terem um excelente DRE montado e atualizado. O Franqueador também tem como missão ajudar o franqueado a obter esse relatório tão importante. O Consultor de Campo neste sentido, precisa ter como uma de suas habilidades técnicas o completo entendimento de um DRE.

DRE para franquias

Primeira dica importante é o franqueado juntamente com o franqueador estabelecer um plano de contas unificado, assim fica mais fácil para toda a rede entender o DRE e também o relatório demonstrar um resultado real.

Segunda dica importante são as análises que podemos fazer do DRE. A análise Vertical onde se entende quanto cada grupo de conta representa percentualmente ao faturamento do negócio. Análise Horizontal onde compara o negócio mensalmente e avalia os percentuais de crescimento e queda de cada conta. Análise comparativa de entre duas ou mais unidades, assim o franqueado consegue ter um parâmetro para ver se sua unidade está indo bem.

O DRE com um padrão bem definido de apresentação e entendido de maneira completa pelo franqueador e pelo franqueado, cumpre o seu papel fundamental de dar perenidade as Unidades Franqueadas e contribuir para que uma rede de franquias se mantenha no rumo certo financeiramente e Economicamente.

Referências Bibliográficas: Gestão do Ponto de Vendas (Adir, Maurício, Leonardo, Luís e Tonini) , Gerência Financeira para Micro e pequenas empresas (Antonio de Souza).

 

Texto por: Diógenes Nunes – Diretor de Franquias Vers Contabilidade | Linkedin

Postado em Franquia