Legalização empresarial e estruturação societária – Saiba como funciona

Já escutou alguém falando que o Brasil é o país da burocracia, não é mesmo? Qualquer empresário entende a veracidade dessa afirmação, pois sabem o quão complicado é abrir uma empresa e todos os documentos envolvidos nesse procedimento. Saiba como funciona a legalização empresarial e a estruturação societária.

Mesmo buscando ajuda profissional e deixando todo o processo em mãos especializadas, é importante entender, pelo menos de maneira geral, quais são os procedimentos da abertura de uma empresa.

E, se você não pretende buscar apoio, vai entender que ele é realmente útil e necessário.

Aprenda mais sobre como funciona a legalização empresarial e a estruturação societária e como é importante buscar por empresas de contabilidade.

Legalização Empresarial

Abrir uma empresa não é tarefa fácil. A burocracia e a legalização empresarial são complexas e muitas etapas precisam ser seguidas.

Se você deseja abrir seu próprio negócio, mas não sabe nem por onde deve começar vamos mostrar, de maneira geral, o passo a passo de todo esse procedimento.

Antes de qualquer coisa, é preciso solicitar a certidão de viabilidade e zoneamento do local.

Essa solicitação é feita na prefeitura e será avaliado se o local escolhido é condizente com as atividades da empresa.

Depois da liberação do local é preciso descobrir se o nome que você pretende dar a sua empresa já existe no Estado, pois a Junta Comercial veta empresas com nomes iguais.

Se o nome da sua nova firma não existir ele será cadastrado e outras empresas não poderão utilizá-lo.

Agora, a legalização empresarial exige alguns documentos, sendo um deles o Contrato Social.

O Contrato social exige dados como: dados pessoais dos sócios, atividades da empresa, endereço, Capital social e a divisão entre fundadores, funcionamento das retiradas, forma de administração legal da empresa, etc.

LEIA  Controle Interno Reduz os Riscos no Dia-a-Dia da Empresa

Também é preciso solicitar o CNPJ da empresa e só depois de sua aquisição que a empresa passará a existir de fato.

Nessa etapa, a legalização empresarial está quase encerrada. É preciso conseguir o alvará de operação para que a firma consiga emitir notas ficais aos compradores.

Todos esses procedimentos estão dispostos de maneira bem resumida, apenas para o empreendedor ter uma ideia de todo o processo.

Estruturação Societária

A Estruturação societária é a divisão de percentual de direitos e deveres de cada sócio da empresa, além de decidir o sistema tributário.

As formas mais comuns de distribuição de cotas são: divisão por investimento e por qualificação ou contribuição dos sócios.

A distribuição de cotas por investimento é de acordo com o que cada sócio investiu para que a empresa e o projeto saíssem do papel.

Muitas vezes os sócios investem quantidades diferentes, assim, o investidor que aplicar mais tem maior porcentagem nos lucros.

A estruturação Societária por qualificação ou contribuição é definida pela função que cada sócio possui dentro da empresa, onde algumas atividades são mais valorizadas que outras.

O quadro societário não é tão simples de ser montado, principalmente por conflitos de interesse. Além disso, a adição de novos sócios mexe com as porcentagens da empresa.

Para evitar problemas, o mais aconselhado é buscar por empresas que organizem e aconselham a tomada de decisões, como a VERS Contabilidade.

A importância de uma empresa de contabilidade

É crucial a presença de serviços especializados, como a VERS Contabilidade, para acompanhar a legalização empresarial e a estruturação societária.

Isso porque a burocracia é confusa, cheia de idas e vindas. Não buscar apoio profissional ou contratar serviços de má qualidade pode atrasar todo o processo.

A legalização empresarial exige uma gama de documentos e licenças que podem variar de cada estado ou município.

LEIA  Saiba sobre o Preenchimento correto da NF-e

A VERS Contabilidade tem familiaridade com todos esses trâmites, presta serviços de excelência e, além de tudo, oferece esses serviços gratuitamente.

É feita uma associação com a empresa de gestão contábil: os serviços são feitos de graça e o empreendedor deixa as questões financeiras com a VERS Contabilidade.

Assim, você receberá todo o suporte com documentos e licenças no momento de abrir sua empresa.

Mas, não só isso, você também contará com serviços de gestão contábil, fiscal e tributária que farão toda a diferença no desenvolvimento da sua empresa.

É importante como funciona a Legalização empresarial e estruturação societária, mas também é importante buscar ajuda de bons profissionais, como a VERS Contabilidade!

 

Postado em Sem categoria