O que é CNAE. Principais dúvidas sobre o CNAE

Caso você queira saber o que é o CNAE e tirar as principais dúvidas sobre o CNAE, saiba que ele é padronizado em todo o país, onde os códigos de atividades econômicas que são exercidas por meio das empresas, uniformiza todos os critérios de enquadramento que são usados pelos órgãos tributários.

No caso do Brasil, os códigos da CNAE são normalmente determinados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ou conhecido como IBGE, e através de uma Norma Internacional de Classificação Industrial, o ISIC.

Com isso, além do fornecimento de dados para o Sistema Estatístico Nacional, a classificação ainda é utilizada para poder identificar todas as atividades de cada empresa para a Receita Federal e o Ministério do Trabalho.

 

 

 

 

Saiba mais sobre o que é CNAE e as principais dúvidas sobre o CNAE

Se você montou o seu negócio e notou o surgimento de uma sigla em que você não possui ideia do que seja, então é importante que você saiba o que é CNAE e as principais dúvidas sobre o CNAE, sendo esse bem mais simples do que parece.

O CNAE ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas é conhecido como uma forma de se padronizar os códigos das atividades econômicas de todo o país, além ainda de tornar mais fácil o enquadramento do seu negócio nos diversos órgãos tributários do país.

Quem deve possuir um CNAE?

Sobre quem deve possuir o CNAE, saiba que todos os tipos de atividades economizas apresentam o seu código na CNAE, indo desde as empresas que são públicas até as privadas, até mesmo aquelas atividades que são sem fins lucrativos ou então de pessoas físicas com atividades autônomas.

LEIA  Finalizou o Imposto de Renda 2019? Saiba quando a restituição do Imposto de Renda sai

Normalmente, ao realizar o cadastro da sua empresa junto a Receita Federal para poder ter o CNPJ, a empresa já deve informar sobre o Código de Natureza Jurídica, a Atividade Econômica Principal e as Atividades Econômicas Secundárias.

Assim, a classificação da CNAE é usada para poder identificar as atividades de cada uma das empresas para a Receita Federal e para o Ministério do Trabalho, além de ainda de fornecer os dados para o Sistema Estatístico Nacional.

A CNAE é geralmente aplicada para quais tipos de atividades?

Quanto a aplicação da CNAE para as atividades, ela se aplica a todas as pessoas jurídicas e físicas que realizam a produção de bens e de serviços. Assim, todas as empresas e as instituições que são privadas ou públicas, são geralmente inclusas no CNAE, indo desde empreendimentos agrícolas até organizações que não possuem fins lucrativos ou autônomos.

principais dúvidas sobre o CNAE

Como realizar corretamente a classificação?

Para que você saiba o código da sua empresa, é preciso que você realize uma consulta na tabela CNAE, onde você deve clicar na aba estrutura e conferir a listagens com as principais atividades.

Assim, a cada clique, elas irão se subdividindo e apresentando todas as descrições que são mais específicas, onde cada uma das atividades se encontra vinculadas a uma seção.

No caso das seções, elas são normalmente compostas por divisões de atividades econômicas, onde elas são compostas por grupos, os quais se encontram subdivididos em classes e cada uma das classes é dividida em subclasses.

Com isso, você deve procurar escolher a sua atividade na ordem a seguir: Seção; Divisão. Grupo e a classe que melhor corresponde ao seu negócio, sendo composta por sete números, onde o número encontrado deve ser declarado na classificação nacional.

LEIA  Quais os benefícios do outsourcing fiscal?

Porque escolher corretamente a CNAE é importante para o seu negócio?

A escolha adequada das suas atividades é extremamente importante na hora de abrir a sua empresa e quando ocorre uma alteração contratual, pois o enquadramento pode proporcionar benefícios fiscais, sendo que uma das principais vantagens da CNAE é a simplificação da tributação.

Mas, no caso da escolha do código de atividade errado, pode lhe proporciona em futuras implicações para o seu negócio, onde conforme a classificação, o empreendedor poderá adotar o Simples Nacional, o qual consiste em um sistema integrado de pagamentos de impostos e de contribuições de microempresas e empresas que são de pequeno porte.

Portanto, agora que ficou bem mais fácil saber sobre o que é CNAE e as principais dúvidas sobre o CNAE, procure sempre ter muita atenção quando for escolher a sua atividade ao abrir o seu negócio ou então precisar realizar alguma alteração dos dados cadastrais.

E se você deseja facilitar ainda mais esse procedimento, busque entrar em contato e realizar o orçamento com a VERS Contabilidade, a qual torna a sua empresa mais eficiente e com a tecnologia a seu favor.

Acompanhe novidades também em nosso Linkedin.

Postado em FinanceiroTagged ,