LIDER COACH: Veja um pouco do nosso curso e saiba mais sobre a prática.

A pratica de Líder Coach pode ser muito valiosa para sua vida pessoal e profissional.

No dia 26 de fevereiro, a VERS Contabilidade juntamente com o parceiro Instituto Extreme promoveu o primeiro curso gratuito com o tema Líder Coach.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade Pitágoras, no Bairro Cidade Jardim, pelo palastrante Mário Oliveira, diretor do Instituto Extreme o curso teve como objetivo instruir os gestores, empresários e empreendedores como uma boa liderança pode alcançar grandes resultados, usufruindo de técnicas como: PNL (Programação Neurolinguistica), comportamento, personalidade, perfis profissionais e utilizar destes conhecimentos a favor da empresa para melhores resultados.

líder coach
À esquerda, Mário Oliveira e à direita, Marcos Andrade, Consultor Comercial do Grupo VERS.

“O curso contou com a presença de quase 200 pessoas, onde tivemos feedback positivos sobre o curso e planos de ações a serem iniciados desse dia em diante de por parte de vários profissionais que não querem se limitar ao comodismo e buscam ingressar no mercado com força total para o ano de 2018.” Diz Marcos Andrade, comercial do Grupo VERS.

Agora, provavelmente você está curioso para saber um pouco mais sobre o que é e como é o processo do Líder Coach, por isso a VERS explica:

Liderança é uma habilidade que muitos gestores e empresários querem obter, mas nem todos conseguem de uma forma assertiva, que ajude a equipe a ser mais eficiente e produtiva.

Existem vários tipos de lideres entenda sobre alguns deles:

  • Exigente

Ele é um líder que cobra muito de seus funcionários, de forma perfeccionista, sempre atento a tudo que acontece com todos da equipe, observando suas atividades todo o tempo e fazendo criticas, o que não ajuda para o crescimento e produtividade dos colaboradores.

  • Liberal 

Esse líder já é o oposto do anterior, ele preza pela liberdade sem interferir, criticar ou observar muito sua equipe, o que pode ser prejudicial também, pois, se seus colaboradores precisam de alguma orientação, eles não se sentirão muito confortáveis em perguntar, pedir alguma instrução e que por sua vez afeta a produtividade novamente.

  • Autocrático 

E por ultimo temos este que não abre muito espaço para o time participar de muitas decisões, ele é um líder que não sabe valorizar a capacidade dos colaboradores concorrentes e não abre espaço para o crescimento dos mesmos, interferindo diretamente na produtividade e no crescimento da equipe.

LEIA  Porque você deve fazer uma gestão eficiente

Todos esses casos acima são exemplos claros de líderes que não sabem conduzir uma equipe de forma produtiva e influenciar no crescimento pessoal e profissional de cada um. Isso é perigoso, pois pode afetar não só uma equipe em especifico, mas a empresa como um todo.

Não saber conduzir sua equipe pode ser catastrófico para a empresa, pois não desenvolve os colaboradores positivamente e atrapalha no crescimento da organização.

Se você se enxerga nessas situações, o processo de líder coach existe para auxiliar isso, ele é um poderoso método que visa o desenvolvimento contínuo de pessoas, seja num ambiente profissional, ou até mesmo, no pessoal.

ENTENDA O LIDER COACH

líder coach

O coaching é um processo que ajuda profissionais a desenvolverem o estilo de liderança mais cobiçado do mercado: O Líder Coach, onde o líder usas as ferramentas dadas pelo método para desenvolver seu instinto de liderança visando sempre alcançar resultados melhores.

Um líder coach é um profissional que conduz sua equipe na base de exemplos, pois as ações dos seus colaboradores é um reflexo das suas próprias ações, ele sempre inspira e serve de exemplo para sua equipe se desenvolver tanto quanto ele.

Um bom líder é sempre atento nas ações corporativas, sociais e humanas, sempre instigando o crescimento pessoal de toda a sua equipe, os inspirando a sempre se desenvolverem.

Em momentos inesperados, fora da rotina, ele sempre instrui a equipe a refletir e discutir com todos, qual seria uma possível solução para esse problema e aceita sugestões de todos os membros para assim ter uma solução mais eficaz e até mais rápida do que, por exemplo, um líder autocrático provavelmente faria, tentando resolver os problemas sozinho sem as ideias de todos, que todos nos sabemos que varias cabeças pensando, não só pensam mais rápido que uma mas pensam melhor desenvolver um método que elimine que esse problema corra novamente.

LEIA  Empreendedor produtivo: 5 dicas para superar a procrastinação

Incorporar esse estilo de liderança no seu trabalho é sinônimo de alcançar o sucesso mais rapidamente. Então você deve estar se perguntando, como eu faço para me tornar esse líder? Vamos te dar algumas dicas bem valiosas.

SAIBA NA TEORIA, MAS COLOQUE EM PRÁTICA

líder coach

Não apenas saber na teoria como funciona o líder coach, o mais importante é implantar no seu dia a dia. Experimentar as técnicas e aperfeiçoar, mas antes de tudo isso, tenha autoconhecimento dos seus pontos fortes, dos que podem ser melhorados e dos que DEVEM ser melhorados.

DESENVOLVA SUA EQUIPE

O foco do líder coach é sempre instigar o desenvolvimento da sua equipe. Instigar os colaboradores a eliminarem comportamentos prejudiciais e melhorar os que tornam a equipe produtiva.

OUÇA A TODOS

É muito importante sempre escutar todas as opiniões, mas ouça além das palavras, seja atendo a emoções, olhares, expressões corporais e faciais e saiba avaliar as situações para saber como lidar com elas de forma positiva.

ACABE COM OS PRÉ-CONCEITOS

Um Líder Coach não deve fazer nenhum tipo de pré-julgamento com seus colaboradores, cada pessoa tem seu jeito e seus pontos fortes e de aperfeiçoamento, saiba lidar com cada um deles de forma a ajudar no crescimento de cada um, mostrando-lhes como é possível sempre melhorar suas habilidades.

SEMPRE DE UM FEEDBACK POSITIVO

Saiba avaliar de forma positiva fornecendo um feedback  construtivo para promover mudanças positivas e permanentes em sua equipe. E isso deve ser feito de forma assertiva e ressaltar aspectos para melhorar nas próximas vezes que essa tarefa for executada e para ela ficar cada vez melhor.

DESENVOLVA SEU CONHECIMENTO HUMANO

Conheça formas de motivação (valores, crenças, etc.) que se adequem a sua equipe para extrair o melhor de cada funcionário. Para isso invista sempre oque puder em treinamentos e leituras que explorem esse assunto.

LEIA  O que é Gestão Estratégica e como praticá-la?

TENHA UMA VISAO EXTRAORDINARIA

Um líder coach de sucesso é como um guia para seus colaboradores, tenha sempre uma visão diferenciada de cada situação, crie estratégias, projetos para executar as tarefas de forma assertiva, antecipar tendências e como consequência diminuir possíveis problemas.

RESOLVA PROBLEMAS

O Bom líder diferente dos outros, exerce sua função de forma flexível e aberta. Ele não aponta erros e acertos, mas foca em resolver problemas e obter melhorias para o departamento em questão.

SEJA UMA INSPIRAÇÃO

E por fim, um bom líder não vive apenas de palavras, mas sim de ações, então, seja um bom reflexo para sua equipe. O ser humano não é perfeito, ele sempre tem que estar em evolução para aprimorar qualidades boas e transformar qualidades ruins em habilidades melhores ainda, visando o crescimento pessoal da pessoa e o crescimento profissional da equipe.

Esse conjunto de habilidades é invejado por muitos profissionais do mercado então evolua seu instinto de liderança com o objetivo de ser esse profissional desejado e se puder, e aconselhamos, sempre tente MELHORAR essas habilidades.

Seja um líder inspirador e crie um mercado de novos líderes melhores ainda.

A equipe VERS agradece a presença de todos os parceiros, clientes e amigos presentes no evento. Sempre buscamos desenvolver feiras, palestras, e eventos que agreguem valor a todos os convidados.

 

Nos acompanhe nas nossas redes sociais para ter mais conteúdos como esse:

Facebook

Linkedin

Postado em Estratégia, Recursos HumanosTagged , , , , , , , , , , , , ,