Saiba quais são os Custos na prestação de serviços

Decidir quais são os custos na prestação de serviços, e consequentemente os valores a serem cobrados, é fundamental para você valorizar seu trabalho.  

A falta de informações devidas sobre as ferramentas contábeis, capazes de orientar a respeito dos custos na prestação de serviços pode representar uma ameaça para a suas tomadas de decisão.  

Existem, no entanto, estratégias e técnicas que podem ajudar você a chegar a valores realmente interessantes a respeito do seu preço de venda, fazendo negociações que estejam de acordo com as suas competências.  

Para chegar ao preço de venda ideal você deve ter um absoluto controle a respeito de suas despesas, e deve conhecer muito bem a estrutura de seu negócio. Saiba mais a respeito desse assunto lendo esse artigo. 

Custos na prestação de serviços _00002

Como calcular Custos na prestação de serviços

Para começar, é importante que você tenha em mente quais são as diferenças entre custos diretos e custos indiretos, que serão os dois valores necessários para chegar aos custos na prestação de serviços 

  • Custos diretos: 

Os custos variáveis estão diretamente ligados ao serviço prestado, e são claramente identificados. Por exemplo: custos com mão de obra, honorários, etc. Ou ainda você pode considerar, por exemplo, embalagens, rótulos, tampas e tudo mais que tenha relação com o produto.  

  • Custos indiretos – fixos: 

Nesse caso são despesas que não estão ligadas diretamente ao serviço prestado, mas correspondem, por exemplo, as tributações, administração, ou os gastos com a comercialização etc.  

Tudo isso será delimitado pela contabilidade de custos, que é a vertente contábil que cuida justamente dos gastos que acontecem durante a produção de um material ou de um serviço.  

São os registros contábeis referentes à produção, que podem ser analisados através das contas de custeio, e que têm como intenção auxiliar na tomada de decisões, principalmente no que diz respeito a valor final de venda ou de serviços. 

Métodos de custeio: entenda o que é isso

Existem diferentes métodos de custeio, e cada empresa deve perceber qual é o que mais se adéqua as suas necessidades. Eles são necessários para que você entenda como dividir os custos do seu negócio: 

  • Custeio por absorção: nessa opção os custos são absorvidos e divididos entre todos os serviços ou produtos.  
  • Custeio direto ou variável: nesse caso consideram-se apenas os custos variáveis de produção do período analisado.  
  • Custeio de atividades: e nesse ponto são considerados os custos utilizados durante as atividades, e são então distribuídos entre produtos desenvolvidos ou serviços prestados. 

Veja o passo a passo de como fazer contabilidade de custos

Você já entendeu como funcionam os custos na prestação de serviços. Agora veja o passo a passo para conseguir fazer a contabilidade de custos  

  1. Liste os custos e despesas (todos eles) que existem em seu empreendimento.  
  1. Separe os custos diretos dos custos indiretos, criando uma planilha para cada um; 
  1. Compare o custo direto com o preço de venda que você aplica. Se o custo direto for maior do que o valor de aplicação, então esse produto não contribui para o pagamento dos custos indiretos, o que significa que ele não tem margem de contribuição. 
  1. Faça um rateio dos custos indiretos – fixos: 

Existem diferentes formas de fazer esse tipo de divisão. Uma das mais práticas é através do cálculo de uma porcentagem de vendas de cada produto ou serviço. Depois que obtiver o resultado, divida de forma balanceada entre eles. 

  1. Ponto de equilíbrio: 

Então verifique quanto precisaria ser vendido de seus serviços para conseguir igualar os valores de receita e despesas. Com isso você conseguirá estipular e trabalhar um preço de venda que seja vantajoso.

Custos na prestação de serviços _00000

Entenda a utilidade e a importância da contabilidade em sua empresa, e aproveite os benefícios dessa ciência

Pode parecer confuso no começo, mas a verdade é que realizar os cálculos de custos na prestação de serviços é essencial para que você consiga identificar quais são os valores que dizem respeito aos seus serviços.  

Muita gente desenvolve certa aversão à contabilidade e a todas as questões contábeis, mas a verdade é que essas ferramentas oferecem todo o suporte e benefícios necessários para que a sua empresa continue com as portas abertas, e com sucesso e reconhecimento no mercado de atuação.  

Então, o gestor deve enxergar esses benefícios, e aliando-se ao contador montar a melhor estratégia de custos na prestação de serviços, identificando quais são os valores desperdiçados e investidos, e entendendo como criar uma tabela de preços que traga reais lucros para a empresa.  

Ao calcular os Custos na prestação de serviços você não somente esclarece dúvidas sobre precificação de seus serviços, mas também consegue tomar decisões mais assertivas, além de se posicionar de maneira mais concreta no mercado. 

Veja mais conteúdos em nossas redes sociais:

LEIA  Você já definiu seu público-alvo? Saiba como!

Facebook

Linkedin

Postado em Negócios