O que é o Branding (Gestão de Marcas) e como utilizá-lo?

Gestão de Marcas(Branding)

Você sabe o que é a gestão de marcas? Vamos refletir um pouco sobre isso:

Qual é a rede de restaurantes que você mais gosta? Por quê?

E qual é o carro que você mais gosta? E a loja de roupas preferida, qual é?

Apesar da aproximação através da aparência física ou/e conceitual, todos os produtos e serviços são únicos.

A Marca detém consigo a peculiaridade de cada atributo ou atividade que é produzida por ela.

Toda empresa e seus produtos precisam de algo que os identifique e hoje, com a velocidade na troca de informações, por causa da Internet, as Marcas e os cliente podem e devem usá-la para seu próprio benefício.

Atualmente tem de se preocupar em gerar valor para seus públicos, pois não é mais o valor monetário somente a ser levado em conta, mas também o social, o ambiental, comportamental e outros.

Os consumidores quase sempre levam em conta outras variáveis para concluir a decisão de compra, como o atendimento, a aparência física, facilidade de compra, informações sobre o produto, dentre várias.

Para isso, o Branding ou a Gestão da Marcas chega como solução para que as empresas que desejam buscar melhorar os seus processos e a interatividade com o seu público.

Nesse artigo iremos detalhar sobre como é possível gerar bons resultados quando a gestão da marcas é feita de forma correta.

 

O que é uma Marca?

Ao contrário do que grande parte das pessoas tem em mente, a marca não se restringe apenas àqueles logotipos bonitos, como o da Apple, que é uma marca de exemplo absoluto.

LEIA  O Marketing Digital - Uma visão geral - segunda parte

O conceito da marca abrange tudo o que permeia os produtos e a empresa. Cria-se uma cultura corporativa.

Todos os envolvidos com a empresa participam, do funcionário ao consumidor final.

A marca é tudo o que se relaciona com a sua propagação, desde um mero uniforme e o logotipo estampado nele, até o impacto social que ela possa causar, como a Apple – mais uma vez – que revolucionou a Era da Informação.

gestão de marcas

Inclusive ela deve ser registrada, assim que criada, para evitar conflitos futuros com outras.

O registro da marca terá de ser feito através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, bem como o registro de patentes de produtos ou processo.

Ela será o alicerce do Branding, ou seja, como será consumida à longo prazo, é indispensável que seja criada com bastante perspectiva, para que possa servir de “porta” para o desenvolvimento da gestão de marcas.

 

O que é Branding?

Muitas vezes as pessoas se confundem, no achismo, de que Marketing e Branding são a mesma coisa.

O Marketing é a área estratégica e operacional de uma organização que trata de questões que interligam a empresa, seus funcionários e seu Mercado de atuação.

O Branding já é algo com mais completo e complexo, é algo que permeia pelas percepções tangíveis e intangíveis e, pessoais de cada grupo ou indivíduo.

gestão de marcasÉ a cultura gerada pelada empresa.

Ou seja, o Branding é uma prática que consiste, basicamente, em utilizar da gestão de todas as áreas da empresa para influenciar positivamente a relação entre a própria empresa e seus públicos e, consequentemente, gerar mais lucro.

Repetindo o exemplo da Apple, que faz um Branding de excelência, a gestão da marca engloba variáveis como a qualidade operacional dos produtos, o design, o atendimento, a adaptabilidade com o produto, a tecnologia, dentre outras.

LEIA  5 dicas essenciais para fidelizar seus clientes

Enquanto no Marketing a empresa busca mercado, o Branding consiste na percepção que os consumidores criam com a marca justamente por conta de sua forma de interatividade.

Os consumidores estão em busca de criar cada vez mais vínculos emocionais com as marcas e, hoje, já não querem lidar com empresas e sim com as pessoas que a operam.

Com as redes sociais e a internet a todo vapor, as pessoas estão se tornando mais engajadas e, de fato estão buscando se relacionar com profundidade com as marcas.

Não é à toa que estamos vivendo intensamente a Era do Marketing de Relacionamento.

Motivos para aplicar o Branding não faltam. E confie: ele traz resultados!

 

Branding é gerar fãs e não somente clientes.

Um excelente exemplo de gestão de marcas é o que a Catuaba Selvagem vem fazendo, que atinge todas as classes sociais.

Nas redes sociais, a empresa conquista usuário por usuário, responde à cada comentário em suas postagens e é uma das bebidas alcoólicas mais vendidas atualmente.

É um exemplo de uma marca que, além de ser uma bebida muito bem aceita, tem bom custo-benefício e mantém um relacionamento excepcional com o consumidor.

gestão de marcas
Página do Facebook da marca interagindo profundamente com seus consumidores.

Gestão de marcas é a empresa conseguir prospectar fãs não só pelo preço, mas pelo local da empresa, a apresentação, o tratamento, enfim, por tudo o que a envolve.

É gerar o Brand Equity, que é o valor agregado pelo cliente, o “algo a mais”. E repito: não é só valor monetário!

O Branding é um conjunto todas as áreas da empresa. Cada setor da empresa terá sua contribuição, por exemplo:

  • O setor de Recursos Humanos fica com a parte de selecionar e contratar funcionários que estejam alinhados aos reais objetivos da empresa.
  • O setor Financeiro fica por conta de acompanhar e analisar as vendas e a situação geral da empresa.
  • O setor de Marketing fica com a conquista, a nutrição e com a manutenção dos atuais e futuros clientes, além da administração de Mercado.
  • O setor de Limpeza fica responsável por manter o local agradável e limpo, o que é importante para bom convívio interno e recepção de público externo.
LEIA  Como as Mídias Sociais podem ajudar sua empresa?

Por isso, é importante que todos os departamentos sejam adaptados para proporcionar a melhor experiência ao consumidor, mas não na primeira ocasião e sim em todas.

Afinal, o que é mais fácil: conquistar um cliente novo ou fidelizar os que já tem?

Para fidelizar o cliente com o Branding, basta gerir a marca com a maior precisão e o mais próximo possível de seu público.

Postado em MarketingTagged , , , , , ,