Conheça um pouco mais sobre o setor de serviços e como ele funciona

Você sabe o que é o setor de serviços? Vamos te fazer algumas perguntas para descobrir: Você já precisou contratar algum serviço de limpeza para sua residência? Sua empresa usufrui de uma contabilidade externa? Você já utilizou o transporte público? Já precisou ir ao hospital para tratar de alguma enfermidade?setor de serviços

Provavelmente a resposta será positiva para pelo menos um dos casos acima e, com certeza você já utilizou e sempre utilizará alguns desses e outros tipos de serviços em sua vida.

De um modo geral, o setor de serviços pode ser entendido como a prática de benefícios intangíveis, os quais são produzidos com destinação ao consumo pessoal, além de ser utilizada para cobrir as atividades-meio de determinada empresa.

Isso ocorre exatamente pelo fato de que para melhorar as margens de lucro, toda e qualquer empresa precisa focar em suas atividades-fim, e desse modo poder concentrar em seus reais objetivos dentro do negócio, até mesmo para contribuir com a redução de custos para novas contratações e criação de novos setores internos.

Contratando serviços terceirizados para suas atividades-meio, as organizações conseguem concentrar em seu Core Business, podendo assim, competir com o mercado, segmentando mais assertivamente o negócio.

Frente à sempre crescente globalização e de constantes inovações tecnológicas, temos ainda os serviços digitais que também ganharam enorme visão e são muito utilizados hoje em dia, principalmente por conta de jornais e revistas, ou seja, serviços de informação.

Ocorre que diante as tantas turbulências políticas, econômicas e sociais vivenciadas pelo país neste momento, o PIB passou por mais um encolhimento e, apesar da conjectura de melhora futura, teve ligeiro recuo de -0,6% em relação ao primeiro trimestre de 2016, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mesmo período, o setor de serviços vem sofrendo com encolhimento ainda maior: de 0,8%. Porém, existe uma grande expectativa de melhora e crescimento do setor, projetada para 2017, segundo os economistas dos bancos.

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Segmentos dos prestadores de serviço

Os serviços são bastante segmentados e podem ser muito bem explorados, principalmente pelas organizações.

Os segmentos são variados e segundo o IBGE, são caracterizados:

  • Transportes, serviços auxiliares de transportes e correio;
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares;
  • Serviço de informação e comunicação;
  • Serviços prestados às famílias;
  • Atividades complementares;
  • Serviços de manutenção e reparos;
  • Dentre outros;

Sendo uma composição significativa do PIB, girando algo em torno de 70%, o setor de serviços é de extrema importância dentro do mercado nacional, por mais que em grande parte dos casos, dependa do setor industrial para seu mantimento saudável.

Ainda podemos citar os serviços públicos, como principais amostras de grande usabilidade e, como exemplo, podemos destacar o transporte público, a limpeza, a manutenção e reparos das vias públicas. Em sua maioria, esses são serviços terceirizados, que podem ser solicitados pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.  Mas, além de poder pertencer às sociedades privadas, sendo solicitada pela gestão pública, a prestação de serviços também pode vir a ser criada pelo próprio Governo, que, nesse contexto, não irá terceirizar serviços.

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os aparelhos de ginástica instalados em praças, pela cidade de Belo Horizonte, são exemplos de serviços públicos voltados para a saúde da população e que são executados pelo próprio Governo.

Confira algumas ideias criativas para a prestação de serviços.

 

Algumas características importantes dos serviços

  • A intangibilidade:Um dos fatores dos serviços é intangibilidade. Não há posse do bem adquirido, somente o usufruto. Ou seja, no ato de alugar um veículo, por exemplo, o sujeito apenas utiliza o bem móvel pelo tempo determinado em contrato.
  • A heterogeneidade: Por ter como essência as constantes interações humanas e por serem produzidos por humanos, encontramos dificuldade para manter a consistência dos serviços, assim tornando-os inconstantes quanto à qualidade da oferta e execução.
  • A perecibilidade: Serviços são perecíveis, impossíveis de estocar, de serem devolvidos ou revendidos. Quer dizer que não podemos consumir os serviços a não ser no momento em que são praticados.
  • Produção e Consumo: Todos os serviços dependem da interação humana, com isso, o cliente está presente em praticamente toda a execução do serviço, participando além do ato de consumo, como do processo de produção.
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Basicamente, os serviços caracterizam-se por conter Pessoas, Processos operacionais e Evidências físicas, e essa última refere-se a todos os instrumentos físicos envolvidos no processo. Como exemplo de evidências físicas, podemos citar os instrumentos cirúrgicos de um médico-cirurgião, ou as ferramentas de construção para um engenheiro poder concluir um empreendimento imobiliário.

Um elemento imprescindível sobre os impostos e que pode influenciar diretamente no lapso ou colapso do negócio é a incidência do ISS (Imposto sobre Serviços), que é o imposto pago pelas empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos.

As empresas, neste caso, deverão recolher o ISS, IR (Imposto de Renda), PIS, COFINS e contribuição social, e, caso sejam optantes, recolhem a guia do Simples Nacional, que unifica todos os tributos citados numa só guia. Caso o empresário não conste como autônomo, registrado pela prefeitura, seus contratantes terão de pagar os devidos tributos.

Nós, da VERS Contabilidade, praticamos o serviço contábil com excelência, auxiliando o empreendedor em sua contabilidade, de forma geral, bem como no auxílio de escolha do regime tributário correto, e até mesmo ajudando na escolha da estruturação societária.

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