Propósitos empreendedores: saiba como alcançar os seus?

Prezado leitor, iniciamos aqui uma série de dois posts sobre uma metodologia de como alcançar seus propósitos empreendedores. Teremos como exemplo o caso de Carlos Wizard Martins, empreendedor de sucesso que fundou a escola de inglês Wizard.

O primeiro ponto é que os propósitos empreendedores são algo extremamente forte. Missão, visão e valores também são extremamente importantes para que se alcance os resultados.

Visão precisa de Ação

Mas como deve ser essa Visão?

Uma Visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem Visão é só um passatempo. A Visão com ação pode mudar o mundo.

Então se você é um empreendedor, você tem Visão, mas ela não pode ficar parada, essa Visão tem que ser colocada em ação. Colocar uma Visão em ação é algo que requer valores, princípios, propósitos. No caso do Carlos, da Wizard, a Missão de vida, os valores dele e os propósitos empreendedores estavam alinhados.

O fato é que é da soma de todos os nossos valores essenciais, mais os nossos pontos fortes, nosso conhecimento ou áreas de domínio e saberes, que trazemos aquilo que fazemos e oferecemos para o outro em forma de serviço ou trabalho e que constituem o nosso propósito de vida.

A jornada deve se alinhar com valores

propósitos empreendedores

Você tem um estado atual e depois precisa ir para um outro estado desejado, mas para isso precisa de estratégia para a mudança. Ao mesmo tempo, necessita visualizar a jornada.

Verá então que cada etapa tem perguntas-chave para se fazer e desenvolver. E isso vai, com certeza, facilitar muito o seu planejamento.

Porém, é importante lembrar que essa jornada deve ser acompanhada sempre pelos seus valores, porque toda meta tem que ter um valor; e são eles que impulsionam as metas. Assim, mantenha sua jornada sempre alinhada com os seus valores.

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A seguir, entramos com as perguntas-chave para você descobrir o que é importante na sua meta.

Por que ela é importante? A quem ela beneficia? O que tem de valor agregado na sua meta? Quanto vale para você e quanto vale para o outro atingi-la?

E o quanto vale para uma sociedade, o quanto vale para uma organização o seu crescimento impulsionado por metas alinhadas a propósitos e valores?

No caso de Carlos Wizard, a geração de empregos nas escolas que ele criou foi algo fundamental.

Destaquemos bem como valores estão no centro do que fazemos. É inevitável; e são expressos em termos abstratos. Por exemplo: honestidade, realização, amor, liberdade, lealdade, integridade ou paz.

Note que um valor essencial é escolhido livremente; e é importante porque ele leva à Ação.

Quando o valor está alinhado ao propósito, as metas dão pernas para os sonhos. O valor alinhado é transformado, pois a meta é o sonho em ação. Repare que, se você tem um sonho, precisa saber quais são as suas metas e as ações necessárias para realizá-lo.

Deste modo, o seu sonho vai virar uma meta e tem grandes chances de virar realidade. Porém, para atingir as metas, é preciso realizar tarefas. Não confundamos a meta com a tarefa. As tarefas são as atividades ou as ações para alcançar o que se quer conseguir, a meta em si.

Resumindo: Tem-se uma Visão, ela vai precisar de uma Ação; essa Ação é o que você vai desenhar ao longo de sua trajetória buscando atingir. Porém, para atingir as metas, é preciso realizar tarefas.

Sete princípios guiam na realização de propósitos empreendedores

propósitos empreendedores

Para te auxiliar nisso, seguem sete princípios. Primeiro serão brevemente apresentados; no próximo post eles serão melhor explicados, com detalhes, identificando as perguntas-chave que devem ser realizadas quando lidamos com esses princípios.

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1) Diga o que você quer e não o que quer evitar. Dizer “Eu não gostaria de permanecer no estado em que estou” não ajuda. Então diga, por exemplo: “Eu quero abrir o meu negócio em tanto tempo.”

Deste modo, você obtém uma crença potencializadora e não uma limitante regida pelo “não”. Então diga o que quer e não o que você quer evitar. Esse é o primeiro princípio.

2) Estabeleça metas que sejam desafiadoras e realistas.

3) Influencie os resultados diretamente. Esteja no controle dos seus resultados.

4) Saiba como você vai medir o seu progresso. Como sabe que está avançando? Você tem que ter indicadores que demonstrem claramente isso.

5) Cheque seus recursos.

6) Saiba qual é o “custo” das suas metas. Note que o custo está entre aspas. Pois são vários tipos envolvidos.

7) Faça um plano de ação.

Por hoje é isso. Que tal refletir a respeito e comentar com suas opiniões, expectativas e experiências? No próximo post detalharemos esses princípios e a metodologia discutida.

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