Tendências do empreendedorismo

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae, no Brasil, revela que as tendências do empreendedorismo vem aumentando no país, mesmo em crise político-econômica. A pesquisa também relata que 4 (quatro) entre 10 (dez) brasileiros já possuem ou estão envolvidos em criação e abertura de empresas.

desafio - tendências do empreendedorismoNo ano de 2015, por exemplo, a taxa de crescimento das tendências do empreendedorismo no Brasil foi de 39,3%, sendo o maior índice dos últimos anos, sendo quase o dobro do ano de 2002, que foi de 20,9%.

Confira: Taxa de crescimento do empreendedorismo sobe no Brasil.

Ainda que o Brasil seja o país em que as tendências do empreendedorismo mais cresce, as dificuldades burocráticas são extremas, ocasionando indisposição de novos investimentos para o futuro empreendedor, podendo gerar demora de aproximadamente 130 (cento e trinta) dias para que seja concluído todo o processo de abertura de empresa, segundo o ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), de 2015, desenvolvido pela Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento as tendências do empreendedorismo.

Nos dias de hoje, grande parte das vezes, as pessoas buscam empreender por necessidade, conseguindo sobrepor a quantidade de empreendimentos criados à partir de oportunidades, até mesmo pela atual e crescente falta de emprego formal no país. Por outro lado, quem deseja um novo negócio, buscar entender as oportunidades é extremamente indispensável, após uma análise minuciosa de mercado.

É de suma importância que o empreendedor estude bem o local e, principalmente, o público de seu negócio, assim como realizar a análise de oportunidades.

O momento atual do Brasil não é o dos melhores, que se afoga em crise financeira e política, criando inúmeros obstáculos para a aplicação de investidores externos, elevando a dificuldade para os empreendedores criarem e gerirem negócios, ocasionando na diminuição das possibilidades de investimentos.

LEIA  Empreendedor, como ser um: veja esse infográfico sobre esse assunto.

Comunique-se com seu público!

Hoje, mais do que nunca, é importantíssima também a visão do empreendedor para o âmbito comunicacional, pois o país e o mundo se encontram num contexto bem mais social e humanizado, estando continuamente inseridos de uma forma interconectada, facilitando o processo de transmissão de informações.

O Marketing e as estratégias que o envolvem, se tornam primordiais e devem ser vistos como uns dos principais meios de se obter lucro – tangível e intangível – pois promove a conquista e fidelização de clientes e stakeholders, além de projetar positivamente a imagem e a identidade do empreendimento. Portanto, encare a publicidade como investimento!

Na atualidade, o Marketing Digital se tornou a principal forma de comunicação para as empresas, junto aos seus públicos, devido à inclusão digital dos últimos tempos, impulsionado pelas redes sociais.

O empreendedor deve incentivar a integração comunicacional da organização, fazendo com que todas as pessoas e processos sejam envolvidos, ordenando os objetivos e metas da empresa, num contexto geral.

tendências do empreendedorismo

Confira: Indicações de livros de Marketing.

A segmentação do empreendimento também é importantíssima, devendo ser identificada e analisada para estabelecer um funcionamento mais orgânico, tão quanto à segmentação mercadológica da organização, para a identificação do público alvo.

Globalização como recurso

Deve-se ter a percepção de que as tecnologias evoluíram e continuam no processo evolutivo. Por isso, é fundamental que as organizações saibam direcionar e utilizar essas tecnologias de forma positiva para estruturar seu negócio.

O empreendedor, por si só, já detém um perfil, motivador e ousado e, normalmente, foca todo o seu esforço para trazer inovações ao mercado, assim possibilitando o lucro mais rápido e certo, ainda gerando grande valor ao empreendimento e, acima do esperado. Outra característica imprescindível é a resiliência, para que esteja adaptado às constantes mudanças que ocorrem no dia a dia.

LEIA  A Vers vai ajudar você a expandir sua empresa!

A globalização, cada vez mais presente, auxiliando na conectividade, tanto entre empresas, quanto entre organizações e consumidores, facilitando o acesso às informações buscadas e ofertadas.

Devido à própria globalização e à necessidade de vivermos em um mundo mais ético e saudável, o empreendedor deve estimular seus públicos no desenvolvimento da prática sustentável, pois o mundo corporativo necessita desse esforço para que haja engajamento com a Marca e, a mesma, colaborando para o meio ambiente e para o desenvolvimento da sociedade.

assinatura-pedro

Postado em EmpreendedorismoTagged , , , , , , , ,