Gestão fiscal para uma empresa: entenda a importância

Você sabe se o regime tributário adotado pela sua empresa é o mais adequado? Se o recolhimento e a compensação dos tributos são feitos de forma que não traz prejuízos? Se o controle da área da gestão fiscal é mesmo eficiente?

No post de hoje vamos explicar melhor essas questões, abordando principalmente a importância da gestão fiscal para uma empresa e como um controle adequado pode trazer benefícios. Confira!

Afinal, o que é gestão fiscal?

É a área responsável principalmente pela gestão dos aspectos tributários de uma empresa, que busca controlar e acompanhar diretamente todas as atividades que possuem ligação direta com os tributos, a fim de realizar a adequação e otimizar o planejamento tributário.

Isso inclui acompanhamento e interação com outros departamentos, visto que outras áreas também possuem rotinas que interferem nas questões fiscais da empresa, o que faz com que o foco da gestão fiscal não deva estar apenas na área responsável pelos impostos.

Por que ela é tão importante para as empresas?

Além de proporcionar informações mais assertivas para que os gestores definam suas metas e planejamentos, a gestão fiscal auxilia na otimização do recolhimento dos tributos, garante a regularidade da empresa perante o Fisco e ainda contribui para que a margem de lucro possa ser maior, por meio do recolhimento adequado dos impostos.

Ou seja, do momento em que a empresa é aberta, da definição do regime tributário até a realização de suas operações rotineiras, é a boa gestão fiscal que vai garantir bons resultados e encontrar maneiras de maximizá-los.

Qual é o papel da contabilidade nessa gestão?

É o contador quem possui o conhecimento específico que pode guiar o empreendedor a respeito do melhor caminho que deve ser seguido, de acordo com o seu modelo de negócio. É por intermédio do apoio da contabilidade que se podem alinhar os objetivos da empresa com a prática do planejamento que foi elaborado, garantindo que os resultados sejam os melhores possíveis.

LEIA  Produtividade da sua empresa - Saiba como desenvolvê-la

Nesse sentido, a contabilidade exerce o papel de consultoria, apontando, por exemplo, o capital de reserva necessário para cobrir quaisquer imprevistos, além de avaliar os benefícios fiscais que a empresa pode obter conforme a legislação e de garantir o cumprimento da lei, que, além de muito complexa, muda a todo momento no nosso país.

Veja 10 dicas para organizar as finanças da sua empresa agora mesmo!

A gestão fiscal, quando realizada de forma inadequada, é um dos grandes motivos que podem levar uma empresa à falência. Além disso, qualquer descuido ou desatenção pode fazer com que as regras sejam quebradas e/ou o negócio precise arcar com um volume de impostos muito superior do que necessário. Por mais que alguns gestores acreditem que pequenos benefícios fiscais não alteram consideravelmente seus resultados, é preciso ter em mente que são essas modificações que trazem o equilíbrio e ainda garantem o crescimento do negócio em menor tempo.

Ficou claro como uma gestão fiscal eficiente impacta diretamente nos resultados e no sucesso de seu negócio e como a contabilidade exerce papel fundamental nesse processo? Saiba mais sobre como a VERS pode contribuir para alavancar cada vez mais os resultados de sua empresa!

 

Postado em AdministrativoTagged , ,