Como mudar o rumo do seu negócio

Para iniciar o post de hoje, é válido compreender a seguinte fala de um dos maiores empreendedores brasileiros, o grande Ozires Silva:

“Eu enxergava com clareza que, com a dureza da legislação brasileira, eu não poderia ter uma companhia flexível que pudesse trabalhar no mercado internacional. As nossas operações internacionais de financiamento de avião foram interrompidas pelo presidente Collor. O presidente Collor, quando fez uma segregação dos ativos das companhias, fez com que a empresa parasse de faturar. Resultado: a companhia estava prestes a ser destruída. Eu só aceitaria se fosse para tentar colocar a Embraer no lugar, e logo em seguida, privatizar.”

Tendo em mente essa fala, o texto de hoje dissertará sobre como mudar o rumo do seu negócio. Em geral, a mudança está associada ao receio de mudar. Contudo, isso é uma coisa incompreensível.

A mudança é indispensável para a vida. Só é possível sobreviver se a mudança for feita.

Bactérias e vírus, por exemplo, vivem mudando.

Por quê?

Quando os homens, nos quais elas atuam, mudam o tipo de remédio para matar as bactérias, elas também mudam; isso para sobreviver. E a mudança está exatamente ligada a um instinto de sobrevivência de todos os seres que vivem, humanos e não humanos.

Todo ser que vive, que tem vida, tem o instinto de sobrevivência para preservar a espécie.
Então, isso leva a mudanças porque, sem elas, não se consegue atingir objetivo nenhum dentro dessa espécie de sobrevivência. Mudança é vida.

É válido entender a seguinte ilustração:

Na biografia do Ozires, (Ozires Silva: um Líder da Inovação) o livro inicia com um capítulo chamado Gêneses, onde a seguinte história é contada.

Os primeiros homens e a mudança

2

Os primatas, no passado, viviam dentro de cavernas e se alimentavam de frutas, de árvores, de folhas e dos animais que eles conseguiam caçar.

LEIA  Como gerar valor ao seu produto - Parte III

Mas, um dia, um deles, ou um grupo deles, descobriu o fogo.
A partir daí ele percebeu o seguinte: com aquele fogo, ele aquecia a caverna, podia viver melhor e aquecia as carnes que ele ia comer. E mais ainda.

Mais que o fogo, ele descobriu a inovação.
Os homo sapiens daquele tempo descobriram que eles podiam mexer com as coisas, com as forças da natureza, para ter uma vida melhor.

Então, ele começou a mudar, começou a fazer outras coisas, começou a fazer ferramenta com ferro que ele descobriu, etc..

Mudança de negócio

Em relação ao seu negócio, há duas formas de mudança: ou negócio empresarial ou negócio pessoal.

As dificuldades são as mesmas porque o inovador, o empreendedor, tem uma coisa maravilhosa dentro dele, que é o DNA da inovação.

E quando ele tem um sonho, ele não se preocupa com os obstáculos que vem vindo pela frente. Ele vai mudando, vai alterando e vai se adaptando até chegar naquele ponto visado.

Quando ele chegar lá, talvez descubra que precisa mudar mais ainda por outros motivos.

Para exemplificar esse assunto, é válido adentrar os tipos de mudanças que os empreendedores enfrentam na vida cotidiana.

Ozires Sila: o fundador da Embraer

3

Nessa linha, é possível entender as mudanças que o Ozires experimentou na vida.

Tudo começou de um sonho: ele queria construir avião.

Quando ele era garoto, já sonhava em construir avião. Naquele tempo, até as bicicletas no Brasil eram importadas. Não se fabricava nada de mais sofisticado.

Formou a Embraer com aquele sacrifício que você já deve ter ouvido falar.

A Embraer, no passado, estava muito bem situada, começando a vender para o exterior quando, em 1986, já estava bem maior do que imaginava, já com vendas no exterior, contatos no exterior, já devidamente organizada.

LEIA  Rede de Franquias Vers Contabilidade não para de crescer

Foi quando o presidente Sarney pessoalmente telefonou para o Ozires.

Ele pediu: “Ozires, eu estou te convocando para ser presidente da Petrobras porque a situação lá não está da maneira que eu gostaria”.

Então, o Ozires foi para lá, tentando botar ordem naquela Petrobras – da maneira dele: procurando solução técnica, agrupar os melhores profissionais, procurando usar o recurso para os lugares prioritários.
Contudo, ele percebeu logo que não iria conseguir muito cedo; as correntes políticas eram extraordinárias, prejudicavam.

Ele pedia para fazer uma coisa e não era bem atendido.

Ele sentiu que o ambiente não era para ele. Percebeu que tinha que mudar porque até hoje ele não é de se submeter a jogos políticos. Foi mais uma mudança dele. Ele foi e pediu demissão.

Foi embora da Petrobras. Em 1989, o presidente Collor o convidou para ser ministro, um convite mais sério ainda.
Saiu do governo.

Não é a toa que o nome dele é procurado, porque o prestígio que ele adquiriu foi muito grande.

Quando ele saiu do governo, outro ministro do governo, ministro da Aeronáutica o chamou e falou: “Ozires, a

Embraer não está em boa situação porque o mercado mundial piorou por causa do petróleo e teve aquele confisco do governo Collor que deixou a Embraer em má situação e estava demitindo muita gente. Você precisa reorganizar a Embraer”.

Foi nessa situação que ele falou a frase famosa que está no início do post. Ele falou:

“Eu só aceito se for para tentar colocar a Embraer no lugar, e logo em seguida, privatizar”.

E foi com essa condição que ele assumiu. E realmente foi muito feliz.

A Embraer voltou a crescer e preparou a privatização. Logo em seguida, teve mais uma mudança. Foi convidado pelo grupo Anima, onde ele está até hoje. Isso é notável e deve ser assim que a mudança deve ser encarada.

LEIA  Guia PME: como manter a sobrevivência da empresa no primeiro ano de funcionamento?

A mudança não impõe medo

E foi mudando e continua até hoje. Quer dizer, mudança não é motivo para assustar ninguém, pelo contrário, é um sinal que alguma coisa vai melhorar.

Mesmo se ela for aparentemente ruim, ela vai levar a um caminho melhor, com certeza.

Então, é válido estabelecer o seguinte.

Daqui em diante, é importante que você saiba que mudança não impõe medo para ninguém, pelo contrário, quanto mais você se atirar nela, buscar fazer o melhor dessa mudança, você vai conseguir resultados melhores e melhores cada vez mais.

Postado em EstratégiaTagged , ,