Preciso mesmo contratar uma contabilidade para abrir minha empresa?

Por mais que, ao iniciar suas atividades operacionais, muitos empresários acreditem que podem dar conta de todas as tarefas, eles não demoram a se dar conta de que é preciso, sim, contratar uma contabilidade para abrir uma empresa. No post de hoje, você vai aprender por que esse profissional é necessário e como ele pode ajudar. Vamos lá?

O profissional de contabilidade cumpre diversas funções

Toda empresa, não importando o seu tamanho, necessita de um profissional para acompanhar sua vida contábil e financeira. Esse profissional é o contador e, para atuar como tal, ele deve estar registrado junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Além de efetuar o registro hábil de todas as operações que afetem a estrutura financeira de sua empresa, ele será o responsável direto pelo recolhimento efetivo de todos os tributos associados às suas atividades. Ele também pode fornecer informações financeiras úteis para o controle gerencial de sua empresa, que embasarão estratégias futuras da empresa.

O crescimento do seu negócio é acelerado

Partindo das informações de receitas, custos, despesas e investimentos, o contador estará municiado com o material necessário para realizar a análise financeira completa de sua empresa e, assim, participar do processo de decisões, sempre se preocupando com os impactos financeiros das operações.

Dessa forma, além de garantir que o crescimento da empresa aconteça, o contador também tem o poder de fazer com que ele seja mais rápido. Uma análise tributária periódica, por exemplo, pode trazer economia financeira já no curto prazo, o que faz com que os lucros da empresa atinjam patamares superiores aos de concorrentes diretos.

LEIA  E-social: o que é e quais são seus benefícios para as empresas?

A situação da sua empresa se mantém regular

Agindo de forma oportuna, um contador pode evitar que uma empresa pague multas e, assim, que tenha despesas desnecessárias. Além disso, as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa são trabalhos exclusivos de um contador. Não importa qual é o seu nível de conhecimento sobre contabilidade, nem se você já tiver trabalhado direta ou indiretamente com finanças: sem o registro no CRC, você não pode representar financeiramente sua empresa.

O conhecimento sobre o seu negócio vem com o tempo

Com o tempo, de tanto analisar as informações da empresa, o contador vai acabar aprendendo sobre os períodos de sazonalidade, possibilidades de desaquecimento de mercado e outras variáveis que podem afetar os resultados.

Quando a relação da sua empresa com o contador chegar nesse nível, esse será o momento em que você estará desfrutando do máximo de benefícios que um profissional contábil pode trazer. Cuide dessa relação para que ela seja duradoura, pois o contador é um funcionário estratégico para a sua empresa e seu bom trabalho é fundamental.

A contabilidade é necessária não somente para abrir uma empresa, mas também para fazer com que ela continue com suas atividades perenes e de maneira contínua. Assim, a presença de um contador é fundamental para a saúde financeira do empreendimento. Você já conta com esse profissional na sua empresa? Quer aprender ainda mais sobre como ele pode te ajudar e sobre as melhores formas de gerenciar a sua empresa? Então assine nossa newsletter!

Postado em Contabilidade, EstratégiaTagged , ,