5 filmes que ensinam lições sobre finanças

A vida dos profissionais e aspirantes do mercado financeiro frequentemente é muito corrida. O dia a dia sem rotina e as pressões do trabalho consomem muito do seu tempo e paciência, o que, às vezes, reduz sua vontade de procurar por livros e cursos de atualização. Para essas pessoas, o cinema se mostra um grande aliado, apresentando histórias muitas vezes baseadas em fatos ocorridos na vida real, que trazem excelentesinsights e até mesmo grandes lições da área de forma compacta e, por que não, divertida.

Confira, a seguir, nossa lista com 5 filmes que apresentam grandes lições e experiências fiéis do mercado de finanças!

Moneyball: Jogada de Risco (Bennet Miller, 2011)

Estrelado por Brad Pitt e baseado na história real de Billy Beane, técnico do time de baseball Oakland Athletics, o filme conta as tentativas e estratégias do personagem principal para montar um time competitivo diante da situação financeira desfavorável da franquia.

Utilizando um sistema de análise aprofundada das estatísticas dos jogadores da liga americana de baseball, Beane, junto com um jovem estudante de economia, desenvolve um método de contratação de jogadores de baixo valor de mercado, que resulta, surpreendentemente, em uma série recorde de 20 vitórias consecutivas.

O filme mostra como pensar fora da caixa e dar chance a métodos diferentes do usual em períodos de crise pode trazer resultados igualmente diferentes.

À Procura da Felicidade (Gabriele Muccino, 2006)

Também baseado em uma história real, o drama relata a luta do vendedor Chris Gardner para sustentar sua família e sobreviver a uma vida quase nas ruas. Certo de que alcançará o sucesso, Gardner consegue um estágio não remunerado em uma importante corretora de ações, junto de outros candidatos que concorrerão a uma vaga remunerada.

LEIA  Lucro Real e Lucro Presumido - Entenda as Diferenças

A trama segue todos os desafios que Gardner enfrenta junto de seu filho, morando em albergues e locais públicos ao mesmo tempo em que esconde sua situação dos colegas de trabalho e tenta desenvolver métodos de vendas mais efetivos.

Estrelado por Will Smith, a trama acompanha a realidade corrida e, muitas vezes, desleal dos profissionais do mundo das finanças antes do sucesso.

O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese, 2013)

Baseado no best-seller de Jordan Belfort, a adaptação de suas memórias tem Leonardo DiCaprio no papel principal, vivendo um jovem corretor de ações desde sua entrada na bolsa de valores de Nova York, passando pela fundação de sua empresa, a Stratton Oakmont, até o escândalo de corrupção de Wall Street, que o levou a sua ruína, antes de se tornar um palestrante e autor de sucesso.

Tratando com humor toda a excentricidade e ambição dos personagens, o filme apresenta não só uso pesado de drogas, apostas, esquemas de corrupção e fraude, como também as pressões e aspectos quase insanos do mercado financeiro, retratando de forma colorida a realidade das firmas que orbitam a bolsa de valores.

Wall Street: Poder e Cobiça (Oliver Stone, 1987)

A bolsa de valores mais importante do mundo é cenário de vários filmes, mas nenhuma outra história obteve tanto sucesso quanto o longa metragem estrelado por Michael Douglas e Charlie Sheen, no fim dos anos 80.

Conforme o título do lançamento brasileiro aponta, o filme se resolve em torno da busca de um jovem corretor pelo poder e a riqueza, espelhando-se no sucesso do personagem Gordon Gekko, milionário bem-sucedido nos negócios, que se tornou um ícone da história da sétima arte.

O filme evidencia a busca incessante pela riqueza material e os riscos de uma vida profissional inescrupulosa e inconsequente e é, sem dúvidas, um dos mais importantes da história do cinema quando o assunto é mercado financeiro.

LEIA  6 dicas para montar o planejamento financeiro da sua empresa para 2015

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Oliver Stone, 2010)

Sequência do sucesso de 1987, o filme acompanha a carreira de Gordon Gekko após cumprir a pena por suas fraudes financeiras. Desiludido por não poder mais atuar, Gekko dedica seu tempo criticando os riscos do mercado financeiro, até que encontra um jovem operador da bolsa para mentorar.

Essa continuação fez menos sucesso do que seu sucessor, mas aborda aspectos importantes do mercado de ações e as consequências da constante busca pela riqueza.

Você já assistiu algum desses filmes? Tem outros para indicar? Deixe um comentário e confira outras postagens do nosso blog!

 

Postado em FinanceiroTagged , ,