4 passos para aprimorar a gestão da sua empresa

Não é raro encontrar uma empresa funcional e que apresenta bons resultados, mas não alcança todo o seu potencial devido à falta de organização da gestão. Pensando nisso, resolvemos compartilhar hoje algumas pequenas dicas para que você, gestor, já possa começar a mudar isso, garantindo assim resultados melhores para a sua empresa. Vamos lá?

Tenha processos claros e bem-elaborados

Para os que desconhecem o que são os processos de uma organização, aqui vai uma explicação breve, mas muito adequada: tudo. Os processos que uma organização adota se refletem na forma como ela realiza todas as suas atividades. Ou seja, se você não tem processos claros e bem-definidos, seus funcionários (aqueles que deverão executar esses processos) não saberão fazê-lo ou não o farão da forma mais eficiente possível.

Uma organização deve dar atenção especial a seus processos, não só na hora de criá-los para que fiquem claros e objetivos, mas também na hora de mensurá-los, para se certificar de que estão gerando os devidos resultados ou perceber que precisam ser mudados.

Foque treinamentos e soluções

Encontrar problemas não é tarefa difícil para um gestor. Na realidade é uma das atribuições mais simples que lhe cabem. Entretanto, o papel que a grande maioria dos gestores desempenha é o de encontrar problemas e em seguida buscar o culpado, e é aí onde se encontra o erro.

Grande parte dos gestores, atualmente, ao se depararem com um problema, buscam em primeiro lugar encontrar o culpado para criticar ao invés de buscar a solução daquele problema e posteriormente, a criação de treinamentos (ou outros meios) para que aquele erro não ocorra novamente.

LEIA  Como realizar um bom atendimento ao cliente?

Bons líderes não devem buscar culpados, devem visar soluções e meios de implantá-las não só naquela situação especifica, mas também para todas as possíveis ocorrências do mesmo problema.

Utilize softwares de gestão

Alguns gestores, especialmente aqueles de PME’s (Pequenas e Médias Empresas), têm o péssimo hábito de achar que, dado o tamanho de sua organização, não precisam de um software de gestão. Entretanto, a grande maioria se esquece de que seu objetivo é (ou deveria ser) o crescimento, e quanto maior uma organização mais difícil, demorado e caro é implantar um software de gestão integrada.

É mais fácil (e recomendado) que o gestor abandone as planilhas no Excel (ou caneta e papel) no início de suas atividades, por isso quanto antes a organização adotar um software, melhor. Vale lembrar que um software de gestão, além de garantir maior segurança e integridade às informações, irá ajudar nos controles de caixa, estoque, clientes, entre outros, a depender da escolha feita por você.

Aproxime-se de todos seus colaboradores

Busque uma relação próxima com seus colaboradores, e clientes e fornecedores. Eles podem ser fontes de ideias e novos processos valiosos, que irão te garantir os mais variados benefícios. Crie o costume de ouvi-los e trabalhar suas sugestões.

As práticas que citamos acima são simples, e justamente por isso costumam ser deixadas de lado pelos gestores, que se esquecem do poder que as pequenas e boas práticas têm e do tamanho do resultado que podem gerar.

Qual das dicas acima você já havia adotado na sua organização?

Compartilhe conosco e até a próxima!

 

Postado em OperacionalTagged ,