4 dicas na hora de fazer uma sociedade

Contar com o apoio de um sócio no momento de abrir um negócio é extremamente positivo, afinal, começar uma empresa do zero não é uma jornada fácil. O problema é que, com o desenvolvimento da organização, manter a boa relação na sociedade passa a ser fator crucial para o sucesso do negócio.

Nesse contexto, o melhor é acertar na escolha do sócio desde o início, aumentando suas chances de desenvolver com ele uma gestão harmoniosa. Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar nesse momento tão crucial na vida da sua empresa que ainda nem começou! Vamos lá?

Informe cada detalhe no Contrato Social

O contrato social é um dos primeiros passos para estabelecer uma administração em sociedade. Nesse momento, cada detalhe deve ser pensado e informado.

Nele devem constar todas as informações relacionadas ao negócio, além de ser ideal estabelecer ali também os pormenores da sociedade. São questões como:

  • Responsabilidade de cada sócio;
  • Quantidade e periodicidade de retiradas;
  • Percentual de participação;
  • Funções;
  • Envolvimento de família e amigos;
  • Estratégia de negócios.

Além da divisão dos lucros, é importante ainda destacar a divisão dos prejuízos, caso o negócio passe por dificuldades ou não dê certo.

Alinhe os objetivos

Dificilmente uma sociedade obterá sucesso se os sócios possuem objetivos diferentes. Por isso, primeiramente, é necessário que eles se reúnam e façam uma lista com as prioridades e os objetivos que devem ser levados em conta.

Assim, mesmo que cada um tenha uma forma de pensar e agir diferente, os objetivos estarão bem-definidos e ajudarão os sócios a trabalhar para alcançá-los.

LEIA  7 erros que você jamais deve cometer na abertura da sua empresa

Procure um sócio para somar talento

É muito bom trabalhar com pessoas que possuem as mesmas opiniões e visões que nós. Porém, uma questão importante para que uma sociedade dê certo é a soma de experiências e conhecimentos.

Optar por um sócio que possui características diferentes das suas é essencial para agregar visão e experiência ao negócio, e mesmo que ambos possuam pensamentos divergentes, quando os objetivos são bem estabelecidos, essas diferenças tendem a levar aos melhores resultados.

Estimule uma relação de transparência

Qualquer relação que é conduzida com transparência ajuda a aumentar a confiança e o vínculo entre as pessoas que nela estão envolvidas, e com os sócios não é diferente.

A transparência na sociedade contribui para que todos fiquem cientes dos desafios da empresa e os encarem da melhor forma possível. A estratégia e os objetivos do negócio devem ser esclarecidos para que todos saibam quais são as suas responsabilidades e direcionem sua atenção para o que de fato deve ser feito.

Entretanto, mesmo com todos os cuidados que podem ser tomados ao estabelecer uma sociedade, o negócio ainda corre o risco de não ser bem-sucedido. Por isso, o importante é que os sócios estabeleçam uma relação sincera e justa, estejam focados nos objetivos da empresa e busquem resolver os problemas relacionados à convivência sem deixar que isso afete o negócio. Assim, o empreendimento tem mais chances de conseguir êxito em suas operações.

E você, como pensa selecionar seu sócio? Que critérios são importantes, na sua opinião? Compartilhe conosco e continue acompanhando nosso blog!

 


O regime tributário da sua empresa está correto? Baixe nossa planilha e faça o comparativo de tributos!

Planilha COMPARATIVO TRIBUTÁRIO

Acompanhe mais notícias, também em nossas redes sociais Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em SocietárioTagged , , , , ,