Quais os benefícios do outsourcing fiscal?

As gestões contábil e fiscal são algumas das áreas administrativas mais complexas das empresas. Nesse contexto, o excesso de burocracia, as várias mudanças na legislação e altos gastos com profissionais são algumas das razões apontadas para justificar a terceirização dessas áreas, o que tem sido a escolha de um número cada vez maior de empresas.

Principalmente entre as pequenas e médias empresas, as tarefas acessórias acabam tomando grande parte do tempo dos empresários, que acabam deixando de lado as tarefas principais de suas empresas para cuidar da administração dessas áreas. Quer saber quais são os maiores benefícios de fazer a terceirização fiscal? Então acompanhe o nosso texto para saber como tomar essa decisão:

Quais operações são feitas pela gestão fiscal?

O outsourcing da gestão fiscal pretende facilitar vários processos de negócios da área fiscal das empresas. Entre elas estão:

  • Escrituração das notas físicas de entrada e saída,

  • Serviços prestados e tomados,

  • Organização dos recibos de locação,

  • Geração e validação de obrigações acessórias,

  • Apuração de impostos e contribuições periódicas,

  • Entrega das obrigações aos órgãos governamentais,

  • Escrituração dos Livros Fiscais,

  • Consultoria sobre impostos e contribuições segundo a legislação vigente.

Confira como a terceirização desses serviços pode ajudar a melhorar a operação da sua empresa:

Redução de riscos e custos

Hoje, devido às constantes mudanças da legislação, cuidar da organização tributária e fiscal das empresas se tornou um grande desafio para todos os profissionais envolvidos nesse processo. Ao mesmo tempo, a Receita Federal tem apertado a fiscalização sobre as empresas, criado formas cada vez mais modernas de fiscalizar a execução das obrigações fiscais e contábeis.

LEIA  Captação de recursos: o guia completo [Parte 1]

Devido a essas dificuldades, a terceirização fiscal é essencial para diminuir os riscos fiscais do seu negócio. Terceirizar significa permitir que os serviços fiscais da sua empresa sejam executados por profissionais especializados no assunto, diminuindo os riscos de receber multas e sanções governamentais.

Além disso, a terceirização dos serviços fiscais apresenta uma rápida implementação do serviço, com um baixo investimento em infraestrutura em tecnologia, além de possibilitar a expansão da operação fiscal da empresa.

Maximização do planejamento fiscal

Não há decisão administrativa que tenha mais impacto nas suas contas do que a escolha do regime tributário! Escolher um regime de tributação eficiente fará com que a sua empresa pague o mínimo de impostos necessários dentro da lei, reduzindo diretamente os gastos fiscais do seu negócio.

Além de ajudar a escolher o melhor regime tributário, ao fazer o outsourcing fiscal, você irá contar com uma equipe especializada em diversos tributos na legislação vigente, a fim de otimizar a execução do seu planejamento fiscal, reduzindo custos e ajudando sua empresa a crescer.

Concentre-se na atividade principal da sua empresa!

Com um mercado de serviços cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas foquem suas energias e seus esforços nas atividades principais das empresas, deixando de lado os negócios não essenciais para atividade fim da sua empresa através da terceirização.

Assim, a terceirização das atividades acessórias da empresa representa um grande benefício para o empresário, que pode passar a se ocupar com as atividades-fim do seu negócio. Ter um maior foco no core business do negócio é uma maneira eficiente de planejar novas ações, que irão resultar em um aumento da eficiência da empresa, aumentando seus lucros e possibilitando o crescimento do seu negócio.

LEIA  Categoria MEI 2018

Optar pelo outsourcing fiscal é — certamente — decisão estratégica acertada da sua empresa, principalmente se ela for uma PME.  Você ainda tem alguma dúvida sobre a terceirização fiscal? Então não se esqueça de deixar seu comentário!

Postado em Financeiro, FiscalTagged