Quais as vantagens de receber balancetes mensais?

O balancete de verificação se trata de um instrumento contábil-financeiro que deixa visualizar uma lista de débitos e outra de créditos em determinado período da entidade que está sendo analisada. Como esta ferramenta demonstra praticamente um resumo dos saldos e contas que a organização trouxe no período enquadrado, o balancete acaba sendo essencial para que o gestor ou seu contador tenha mais segurança no método de partidas dobradas executado para a escrituração da empresa.

A melhor estratégia para o controle adequado das operações é que esses balancetes de verificação sejam disponibilizados mensalmente para o gestor, de forma que se permitirão diferentes benefícios para quem está à frente das decisões financeiras. Confira algumas dessas vantagens!

Os balancetes são de fácil entendimento

A contabilidade em geral oferece demonstrativos que são bastante complexos para quem não é da área ou nunca estudou projetos de controle financeiro. Mas os balancetes correspondem a demonstrativos auxiliares, e por isso são muito mais simples de serem entendidos pelo leigo no assunto. O grau de detalhamento poderá variar, conforme a destinação e o tipo de atuação da empresa, mas mesmo assim permanecerá acessível para que o gestor entenda muito mais acerca das movimentações de contas e saldos da empresa.

Os balancetes apresentam a saúde financeira da empresa

Esses instrumentos relacionam os saldos das contas remanescentes no Livro Diário, onde são lançadas todas as operações diárias da empresa, ou seja, os fatos contábeis (débito e crédito), em ordem cronológica do processo contábil. Quando o gestor pega os balancetes, mês a mês, ele poderá ter a exata noção de como anda a saúde financeira de seu negócio, de forma que vai ter muito mais base para tomar decisões estratégicas de investimentos e alocação dos seus recursos.

LEIA  Qual a melhor empresa de contabilidade em Poços de Caldas - MG?

Os balancetes trazem mais segurança nas demonstrações contábeis

Os balancetes são importantes para que o contador posteriormente elabore a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial da empresa, que são ferramentas que têm finalidade contábil, mas que permitem saber se a empresa está tendo sucesso na atuação no mercado, confrontando-se receitas, custos e resultados de um lado, e ativos, passivos e seu patrimônio líquido, de outro. Como os balancetes traduzem débitos os quais devem satisfazer créditos de mesmo valor, configurando a precisão no método das partidas dobradas, possuem grande utilidade prática e garantem mais segurança nas demonstrações contábeis que serão feitas mais adiante.

Se você tiver em mãos balancetes de verificação mensalmente enviados para você, terá muito mais dados para checar a saúde financeira de seu negócio, sendo possível até cortar gastos em aplicações que não considerar mais proveitosas para os negócios e em certos tributos, e tudo isso de maneira bastante fácil de se entender. Para que essa estratégia aconteça na empresa, com total segurança e eficiência, você precisa contar que um serviço de contabilidade de alto nível, a fim de que sua escrituração seja primorosa e sem qualquer deslize. Portanto, na hora em que for procurar o escritório contábil para fazer suas escriturações tributárias, trabalhistas, fiscais e contábeis, preste bastante atenção na reputação que a firma tem no mercado e se ela oferece atendimento diferenciado para o porte do seu negócio.

Como são feitos os balancetes na sua empresa? Deixe um comentário e participe da conversa!

 

Postado em ContabilidadeTagged ,