Quais os benefícios do outsourcing contábil?

A contabilidade é um processo empresarial de elevada complexidade e, quando não é bem conduzido, pode representar grandes riscos para um negócio. Não por acaso, a entrega da contabilidade a um parceiro se tornou um hábito em organizações de diferentes portes e segmentos no Brasil.

Mesmo assim, alguns empreendedores, especialmente aquelas nas pequenas e médias empresas (PMEs), ainda não entenderam bem como o outsourcing da contabilidade pode beneficiá-los na prática. Conheça as principais vantagens de fazer o outsourcing contábil:

Foco no negócio

A principal vantagem relacionada ao outsourcing da contabilidade é que a empresa pode concentrar toda sua atenção nas tarefas relacionadas ao negócio.

Para as PMEs, que costumam ter equipes enxutas, isso significa que seus poucos funcionários não precisam empreender esforços para dominar as atividades contábeis.

Essa energia extra pode ser indispensável para mercados em que a competitividade é elevada e exige atenção redobrada dos empreendedores que ainda precisam se consolidar em seu setor.

Mais know-how

Quando o assunto é contabilidade, até mesmo os menores erros podem implicar em grandes despesas tributárias.

Buscando um parceiro especialista em contabilidade para fazer o outsourcing, sua empresa contará com profissionais especialistas no tema e que já possuem longa experiência no segmento, minimizando as chances de erros.

Além disso, essas empresas já estão acostumadas a se manterem atualizadas, investindo em cursos, especializações e recursos para apoiar seu trabalho.

Menores custos

Ainda que alguns empreendedores prefiram ficar responsáveis pela contabilidade para não assumir os custos de contratação de um parceiro, a verdade é que o outsourcing também pode representar vantagens econômicas.

Com essa prática, basta à empresa pagar o valor mensal contratado para que tenha acesso a todo o leque de serviços contratados.

LEIA  5 dicas na hora de escolher um escritório contábil para sua empresa

Para conseguir obter o mesmo desempenho internamente, a empresa provavelmente precisaria contar com dois ou mais funcionários com formação na área (assim como assumir seus encargos trabalhistas e previdenciários, que não são poucos, como salários, férias, FGTS, INSS, entre outros), além de investir na infraestrutura necessária para que eles realizem suas tarefas no escritório.

Consultoria ágil

Muitas empresas que tinham grandes chances de sucesso no mercado acabaram fracassando por falharem na gestão financeira e contábil. Mas, quando uma organização realiza o outsourcing da contabilidade, ela pode ter, de forma simples e ágil, informações e análises extremamente úteis para tomar decisões gerenciais sobre estoques, preços, investimentos, custos e outros aspectos fundamentais para a sobrevivência do negócio.

Isso faz com que os profissionais da empresa fiquem mais tranquilos ao tomarem suas decisões, cientes de que elas não estão distantes da realidade imposta pelo mercado e pelo governo. Lembre-se de que, ainda que o outsourcing contábil traga diversas vantagens para um negócio, é preciso que a empresa contratante se certifique de buscar um parceiro capaz de atendê-la com qualidade.

Afinal, não faltam prestadores de serviço no segmento que realizam suas atribuições contábeis de forma mecânica e sem se atentar para a realidade em que o cliente está inserido, o que pode trazer grandes dores de cabeça para o empreendedor no futuro.

E você? Acredita que o outsourcing contábil pode mesmo trazer todas essas vantagens para a sua empresa? Deixe seu comentário!

 

Postado em ContabilidadeTagged ,