10 características essenciais que todo empreendedor deve ter

Ninguém nasce sabendo: ser um empreendedor vai além de alguns dons que por ventura a vida pode ter lhe dado. Neste quadro, algumas características no comportamento e nos hábitos fazem de uma pessoa alguém capaz para empreender. Apesar de a visão antiga mostrar que “se nascia com o dom”, a verdade é que é possível se capacitar.

Ainda que existam características comuns nas pessoas empreendedoras que definem um perfil, segundo pesquisa realizada por David McClelland e utilizada no Brasil pelo Sebrae, é claro que não são apenas esses fatores que garantem o sucesso de quem quer abrir um negócio e vê-lo crescer. O domínio do ramo de atuação e muito estudo também são itens fundamentais. Confira 10 características que todo empreendedor deve ter e inspire-se para atingir seus objetivos:

Perseverança

“Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança”, afirmou Steve Jobs. A frase do gênio da tecnologia define a qualidade de não desistir nos primeiros obstáculos. Tentar mais uma vez e a cada vez estar mais preparado para a tentativa é, literalmente, dar o próximo passo.

Iniciativa

Ter espírito empreendedor também significa não ficar esperando as oportunidades caírem do céu. É preciso estar atento ao mercado e quais as mensagens que ele emite e correr atrás.

Planejamento

Ter planos de ação na teoria e mensurados na prática, revistos constantemente para alcançar os objetivos traçados é que define o planejamento como fator essencial para quem deseja empreender. Enxergar não só o bosque, mas também cada árvore que o compõe significa se munir de informações para se planejar em áreas distintas como Recursos Humanos, financeiros e materiais.

LEIA  As diferenças entre os tipos de empresa MEI, ME, EPP, EI e EIRELI

Capacidade de comunicação

É característica do empreendedor, ainda, saber se expressar, vender suas ideias e ser sociável o suficiente para criar uma boa rede de contatos. Família, amigos e conhecidos são a ponte para travar novas relações, bem como a participação em feiras e eventos relacionados ao seu trabalho.

Liderança

A liderança é característica fundamental para gerir o seu negócio e a equipe. Um bom líder sabe ouvir, é motivado e comprometido.

Coragem

Quem se aventura no mundo do empreendedorismo sabe: correr riscos faz parte de qualquer empreitada. Diferentemente de ser inconsequente, ser corajoso requer se munir de informações e planejamento para a tomada de decisões calculadas. Lembre-se que correr perigos desnecessários, aqui, não tem relação alguma com ser bem empreendedor!

Autoconfiança

“Confiar no próprio taco” é reconhecer seu talento e acreditar, sem dúvidas, naquilo que se faz.

Paixão pelo que se faz

A paixão é o combustível que impulsiona o empreendedor e o motiva para sempre dar o próximo passo. Talvez esta seja, inclusive, a mais importante das características, uma vez que pessoas apaixonadas pelo que fazem inspiram outras pessoas e fazem com que os outros comprem suas ideias, além de manterem suas mentes sempre criativas.

Visão

Visualizar cenários futuros, prever tendências e sonhar com realidades diferentes de olho nas mudanças tecnológicas e da Ciência: ter visão não se trata de fazer previsões com base em achismos, mas a partir de indícios dos movimentos da sociedade, preparando-se antecipadamente para o que há de novo.

Poder de persuasão

Convencer por meio de estratégias, vendendo suas ideias de forma inteligente, é a base para o poder de persuasão de todo bom empreendedor. O segredo está em levar as pessoas a fazer o que queremos não pela força, mas porque desejam fazer. Para isso, atrair contatos e exercer influências sobre pessoas-chave a fim de atingir objetivos, além de manter as relações comerciais, são ações importantes.

LEIA  Como funcionam as franquias de Contabilidade

Por fim, cabe acrescentar que o sucesso empresarial não depende apenas de estudos bem feitos sobre finanças, mercado ou outros temas, mas está intrinsecamente ligado às características que o empreendedor imprime em seu negócio.

E você, o que achou dos itens acima? Incluiria outra característica essencial para todo empreendedor na nossa lista? Deixe seu comentário!

 

Postado em NegóciosTagged , ,